17 de dezembro de 2017

Quando é Natal?

É Natal quando as crianças famintas são trazidas ao centro nutricional e regressam com barriga cheia, levando ainda o leite e a papinha multimistura para a semana seguinte. 
Felizes os que contribuem para alimentar estes infantes.


É Natal quando um grupo de crianças do bairro aprende a socializar, começam a ler e escrever numa sala de pré-escolar ou simplesmente de ATL. 
Felizes os que se dedicam a alicerçar o futuro.

É Natal quando se acolhem jovens com dificuldades de acesso à escola, e juntos traçam um ritmo de vida e de estudo capaz de vencer o insucesso escolar. 
Felizes os apoiam e acompanham os sonhadores do presente.

É Natal quando um jovem termina um curso médio ou superior e é colocado num emprego, depois de muito esforço e privação. 
Felizes os que permitem fazer do sonho realidade.

É Natal quando um doente, um pobre de uma zona interior, é levado ao hospital, medicamentado e tratado com respeito e amor. 
Felizes o que se esforçam por dar mais dignidade à vida humana.

É Natal quando se tenta encurtar as distâncias para conseguir um balde de água, abrindo poços e furos de água. 
Felizes os que conhecem o valor de um copo de água potável.

É Natal quando uma família desavinda aceita ser aconselhada, reconhece o seu erro e vive o perdão mútuo. 
Felizes os promotores da reconciliação e da paz familiar.

É Natal quando se realizam cursos de formação e desenvolvimento, e se abrem perspectivas com novos valores de combate à pobreza. 
Felizes os que aprendem e ensinam à luz do Evangelho.

É Natal quando um grande número de crianças, jovens e adultos recebem os Sacramentos da fé cristã, e as famílias pedem para baptizar os seus filhos, depois de um tempo de formação e catequese. 
Felizes os que alimentam a fé e a vida das comunidades.

É Natal quando, para fazer tudo isso, cada um deixou de pensar apenas em si, nas suas preocupações e nos seus interesses, e se aproximou, acolheu e ajudou o irmão. 
Felizes os que descobriram que o nosso Deus é Deus-connosco em Jesus.

É NATAL quando acontecem todas estas coisas, e muitas outras parecidas, porque o Natal é Vida. E a Vida acontece em Itoculo.

Boas Festas e sê FELIZ neste Natal. 

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...