2 de março de 2019

A MISSÃO CONTI/ÍNUA


O ano 2019, aqui na Missão de Itoculo, começou com boas novidades e grandes desafios. Primeiramente, foi a chegada das duas leigas, voluntárias-missionárias, a Cris e a Gabi. A Cris, oficialmente Cristina Fontes de Fiães (Vila da Feira), é repetente na Missão. Depois de concluir o primeiro ano, quis prolongar um pouco mais para saborear melhor a realidade da vida missionária. A Gabriela Rodrigues, de São Tiago - Fraião (Braga), está a iniciar esta caminhada missionária ad gentes. Para ambas desejamos uma excelente e profunda vivência missionária por terras de Itoculo – Moçambique.


Depois deste reforço da Equipa Missionária de Itoculo, lançamos o ano pastoral na nossa paróquia de São José-Itoculo, a partir do Plano Diocesano de Nacala: «Reavivar o dom recebido para ser fermento na sociedade». Trata-se de um trabalho já iniciado em 2017, e que vamos continuar a apostar em áreas da catequese, da liturgia e do âmbito socioeconómico. A formação cristã mais sólida, a vivência litúrgica mais cuidada e a participação mais activa na vida social, são os temas, entre outros, que marcarão a nossa actividade pastoral.

Com o início do ano escolar chegaram também os alunos internos dos lares masculino e feminino: são 45 rapazes e 50 meninas, mais um pequeno grupo de estudantes externos. A debilidade do sistema de ensino local é para nós um grande desafio, pois temos de encontrar meios para ensinar o aluno a ler e a escrever. Não se trata de crianças, mas alunos que vêm frequentar a escola secundária. Neste sentido, o espaço da Biblioteca Paroquial, cada dia com lotação esgotada, apresenta-se como uma real oportunidade para vencer este desafio. A ampliação da escolinha (pré-escolar) mostra também a importância deste trabalho educativo. Bem-haja a quem se dedica a esta árdua tarefa.

No sentido de garantir melhor segurança alimentar, a Cáritas diocesana está a levar a cabo um projecto de criação de caprinos e cultivo de hortas em várias comunidades locais. Do mesmo modo, também nós terminamos a construção do nosso aviário, dando início à criação de animais avícolas para consumo local. Pela frente temos ainda o projecto da construção de casas melhoradas e de um depósito de água para o lar de estudantes. A missão de evangelização vai de mãos dadas com a promoção humana e o desenvolvimento integral.


Para este ano 2019 temos ainda mais expectativas.  A nível nacional teremos eleições gerais, e tudo o que isso implica para que sejam eleições livres, justas e transparentes. A nível diocesano vamos preparar a nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, enquadrada no Mês Missionário Extraordinário (Outubro 2019). A nível de Itoculo estamos a prever receber, vindos de Portugal - Diocese de Viana do Castelo, um grupo de jovens (e não só) – missão nakumi, para uma troca de experiência missionária.

Tudo isto é apenas uma pequena parte da grande realidade missionária de Itoculo. Outras coisas mais irão acontecer e aqui mesmo vamos partilhar ao longo do ano. Fique atento e siga-nos neste Blog. Cada ano a missão continua com novos desafios e grandes novidades. Deste modo é mesmo uma missão contínua.

1 comentário:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...