1 de junho de 2021

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004

«Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Ele é que deve crescer, e eu diminuir.» (Jo 3, 27. 29-30)


A alegria começou a completar-se a partir do dia 14 de Janeiro 2003 onde houve um encontro com o P. Ambrósio, então responsável por Itoculo A (actual região do Congo), em ordem à transição de toda a área de Itoculo para a responsabilidade dos Espiritanos. Pouco tempo depois (1 de Fevereiro) realizou-se um conselho regional onde foram apresentados oficialmente os Espiritanos como futuros párocos de Itoculo. 

Logo a seguir, no domingo dia 10 de Março de 2003, na comunidade de Namalima fez-se a primeira celebração presidida pelo P. Damasceno nesta área de Itoculo A, com essa mesma finalidade de fazer a transição progressiva. Um processo que se foi alargando ao longo de todo o ano pastoral.

No dia 14 de Janeiro 2004 o bispo D. Germano, depois de alguma pressão, fez uma visita à comunidade espiritana de Netia e anunciou os nomes dos padres que iriam assumir a paróquia: P. Raimundo Ramane e Paulo Raul. Neste dia ficou definida a data da passagem e Tomada de Posse dos novos párocos. Agendou-se também uma reunião do Conselho Paroquial de Netia para o dia 30 de Janeiro, uma reunião que foi presidida pelo Bispo diocesano onde apresentou os novos párocos de Netia e deixou orientações para uma passagem progressiva e acompanhada dos Espiritanos.

Deste modo, pouco tempo depois, no dia 17 de Fevereiro, o P. Ramane chegou definitivamente a Netia para preparar a cerimónia da Tomada de Posse que aconteceu no dia 22 de Fevereiro, onde os Espiritanos cessaram funções em Netia. Tratava-se de fazer crescer os padres diocesanos, tal como falou João Baptista acerca de Jesus.

Entretanto, em Itoculo no dia 17 de Janeiro já se tinha realizado uma reunião com alguns ministérios em vista da unificação da futura nova paróquia de Itoculo. Foi uma reunião muito pacífica com a presença do P. Ambrósio. Mais tarde, a 14 de Fevereiro, os membros dos três Conselhos Regionais (Djipwi, Xihire e Congo) reuniram-se em Itoculo com o Sr. Bispo em ordem à criação e unificação da nova paróquia Itoculo. Nesta reunião ficou determinado que as três regiões vão continuar a ter os seus conselhos regionais havendo depois uma ou duas assembleias anuais onde todos participam em conjunto. No final houve um almoço na casa de um dos enfermeiros de Itoculo.

Por fim, como refere a Provisão do dia 22 de Fevereiro de 2004, no dia 19 de Março de 2004, em Itoculo foi erigida em «paróquia autónoma», desmembrando-se de Mueria, Netia e Carapira. Numa outra Provisão, também de 22 de Fevereiro, nomeou-se o Pároco solidário da recém-criada Paróquia de São José de Itoculo: P. Pedro (moderador) e os padres Alberto, Damasceno e Guilhermo tendo em vista «o melhor bem do crescimento espiritual e material dos fiéis e todos os homens e mulheres de boa vontade da mesma Paróquia».

PRECE: Hoje, Senhor, agradecemos tudo o que de bom aconteceu nas missões onde trabalhamos, e pedimos para que continue a crescer e a dar fruto todo o esforço despendido na evangelização das famílias e comunidades. 

25 - Nos caminhos de Deus

 - Netia/2003

«Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos pelas suas veredas.» (Miq 4,2)


O ano 2003 em Netia começou com a chegada (23 de Janeiro) do jovem espiritano em formação, Saturnino Afonso, cabo-verdiano, que veio fazer o seu estágio missionário. Menos de um mês depois, a 13 de Fevereiro, chegaram as Irmãs Agostinianas que vieram substituir a Irmãs Combonianas, oficializando a sua entrada em Netia no dia 2 de Março. Terminava um ciclo e abria-se outro com novas Irmãs, apontando já para o futuro da missão de Netia, onde em breve outros Padres haveriam de chegar também para esta missão.

Neste ano 2003 houve várias reuniões no Anchilo em ordem a preparar os catecismos das crianças ao nível da Província Eclesiástica de Nampula, que o P. Alberto participou dando a sua colaboração. Mas principalmente o ano ficou marcado pela construção da residência espiritana em Itoculo que obrigou a inúmeras viagens para o acompanhamento da obra. Pelo relato do diarista, isto acontecia quase de forma diária para que a obra não fosse um fracasso.

Igualmente muitas viagens foram feitas para comprar combustível para as moageiras da missão de Netia. Como uma espécie de autofinanciamento, mas parece que pouco valeu… Ao fazer o balanço das contas anuais uma das conclusões que mereceu a repreensão do Superior, foi que «gastamos muito no combustível, mas felizmente poupamos na comida». Na verdade, poupar na comida significava aumentar o risco de estar mais propenso às doenças da malária e outras fraquezas físicas.

O trabalho do transporte de doentes para o hospital distrital a custos da própria comunidade espiritana foi uma realidade muito frequente e quase diária. Mesmo depois dos inúmeros trabalhos pastorais sempre havia alguém necessitado desta ajuda urgente e solidária. 

Uma pequena peripécia aconteceu no dia 29 de Agosto com o P. Alberto que foi a Nampula levar um pequeno gerador para compor de uma avaria. No regresso a casa, já de noite, a porta traseira do carro abriu-se devido aos inúmeros buracos da estrada, e o gerador perdeu-se pelo caminho. Ao chegar a casa e verificar tal perda, mesmo estafado da viagem, ainda voltou atrás vários quilómetros mas nada encontrou. Igualmente de madrugada foi fazer mesmo percurso mas com um resultado em vão, e um grande descontentamento que não tinha outra solução senão aceitar assim mesmo.

Enfim, a nível da Diocese de Nacala, registou-se neste ano 2003, precisamente no dia 9 de Setembro, a inauguração e bênção do Santuário Diocesano, Maria Mãe de África, em Alua, onde anualmente toda a Diocese peregrina para receber a bênção da Mãe do Céu. Um mês depois foi a canonização dos Fundadores dos Missionários Verbitas e Combonianos (5/10), o que levou a fazer grande festa diocesana no Dia das Missões, a 19 de Outubro.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos por todas as famílias religiosas e missionárias na nossa diocese. A diversidade de carismas é um dom para todos nós. Ajuda-nos a valorizar cada um deles para crescimento da Igreja e consolidação da nossa fé.

24 - No mesmo Espírito

- Grupo/2003

«Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos». (1Cor 12, 4-6)


No dia 6 de Janeiro os confrades de Netia (Pedro, Alberto e Damasceno) partiram rumo a Inhazónia para o Encontro do Grupo, mas logo após passar a cidade de Nampula foram deparados com a derrocada de uma ponte rodoviária que impediu a passagem para a frente. A única solução era regressar a casa, o que aconteceu muito naturalmente.

Por sua vez, no dia 21 de Abril o P. John visitou Netia com a finalidade de reorganizar o Grupo Espiritano e fazer a agenda do próximo Encontro do Grupo a ser realizado no mês de Novembro em Netia. Foi constituída a equipa animadora do Grupo de Moçambique (John, Pedro e Alberto). Também se traçaram os temas a falar no Encontro: a terceira comunidade e a maneira como começar uma pastoral vocacional, o postulantado e a formação inicial foram os assuntos da linha da frente. O regresso a Inhazónia do P. John foi no dia 9 de Maio, havendo tempo ainda para um mergulho nas águas do índico.

Ainda que não seja muito relevante, mas no dia 15 de Abril de 2003 foi criado pela primeira vez um endereço eletrónico para a comunidade de Netia. Deste modo já não precisavam incomodar os missionários Verbitas na vila de Monapo para ver o correio electrónico. O nome escolhido foi: espiritanosdeitoculo@hotmail.com. Um endereço que perdurou vários anos, agora em desuso, mas revelava o desejo e o pensamento de quem já queria estar na missão de Itoculo.

Entretanto, a comunidade de Netia continuou o seu trabalho e a receber as suas visitas. No dia 25 de Maio chegou o P. Paddy, Superior da SCAF (África do Sul), vindo de Inhazónia onde esteve a participar no Encontro da Região Centro-Sul de África. Foi uma visita de simpatia mas coma finalidade de mobilizar o pessoal de Moçambique a participar no Capítulo da SCAF que iria acontecer no mês de Dezembro, e que a nova circunscrição de Moçambique sempre resistiu a ficar ligada a esta região espiritana por diversas razões devidamente justificadas.

Por fim, a 13 de Novembro chegaram a Netia os confrades de Inhazónia (John, Yves, Fran e o estagiário Baltazar) para o VII Encontro do Grupo. Neste Encontro chegou-se à conclusão que a terceira comunidade seria aberta definitivamente na cidade de Nampula. Para tal era necessário providenciar tudo o que fosse essencial para o concretizar, a começar pelo pessoal a integrar a comunidade, a própria residência espiritana e o compromisso pastoral nessa nova frente missionária. O Encontro serviu também para nomear o P. Alberto como primeiro Ecónomo do Grupo por um período de 3 anos (15 de Novembro de 2003). O Encontro terminou no dia 20 de Novembro com o regresso a Inhazónia dos confrades, após um tempo bem passado entre todos.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos os que exercem funções de administração nas comunidades e circunscrições, para que tudo seja feito com amor e compaixão, entrega e simplicidade para o bem da missão.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...