28 de março de 2017

19 de Março 2017 - Festa de São José



O dia começou com muita chuva, mas uma chuva esperada e bem-vinda para os campos de milho e mandioca. Assim mesmo os cristãos chegaram e a celebração foi bem animada. Também foi bastante animado o musical dos jovens sobre a vida de São José e as canções da Infância Missionária e do Coro Paroquial. Aqui ficam apenas algumas fotos da celebração, com atenção especial ao momento de acção de graças na celebração.

Parte da assembleia
Procissão de entrada
Celebrantes e leitores

ACÇÃO DE GRAÇAS A SÃO JOSÉ
Obrigado São José por teres sido um homem justo. 
Contigo aprendemos que podemos viver cada dia com justiça e amor. 
Obrigado São José pelo teu exemplo de fé. 
Contigo aprendemos a confiar sempre no Senhor principalmente nos momentos mais tristes e difíceis da nossa vida. 
Obrigado São José pelo teu exemplo de esposo fiel de Maria. 
Contigo aprendemos que todos os esposos também podem ser sempre fiéis no seu compromisso matrimonial. 
Obrigado São José por seres o pai adoptivo de Jesus. 
Contigo aprendemos que os pais podem ser bons educadores dos seus filhos com amor e verdade. 
Obrigado São José por teres sido um bom amigo. 
Contigo aprendemos que também nós podemos ser bons e grandes amigos. 

Obrigado São José por teres sido o protector de Maria e de Jesus. 
Contigo aprendemos que também devemos proteger os nossos irmãos de todos os males.
Obrigado São José por teres sido um homem de trabalho. 
Contigo aprendemos a trabalhar e a procurar sempre com respeito o pão de cada dia. 
Obrigado São José por seres o nosso padroeiro. 
Contigo aprendemos que devemos ser uma paróquia unida, seguindo sempre nos caminhos de Deus. 
OBRIGADO - KOXUKURU














23 de março de 2017

Nakumi! Estamos vivos!

Nakumi! Estamos vivos! Estamos de volta após uma paragem em 2014.

Uma cara nova com novos conteúdos missionários de Itoculo.

Desde a última publicação até hoje muitas coisas aconteceram e eram dignas de uma postagem neste blog. Não podemos recordar todos esses momentos, mas comecemos pela chegada e partida de pessoas à equipa missionária de Itoculo: as Irmãs Eduarda Brito e Tatiana Judith; os Voluntários/as Miguel Campos, Babuxa e Helena Carvalho; os Estagiários Misael Pereira e Alexandre Gomes; e o Padre Edmilson Semedo. Claro que tudo isto coincidiu com a saída das Irmãs Luísa Barros e Augusta Vilas Boas, e o Padre Damasceno dos Reis. Igualmente aconteceu a partida dos voluntários e estagiários que estão na missão de Itoculo por um tempo determinado.

Os projectos da missão de Itoculo continuam em expansão. Depois do Centro de Estudos (Biblioteca e Sala de Informática) veio o Lar masculino de Estudantes, Beato Daniel Brottier. Os anos 2015 e 2016 foram dedicados à construção desta estrutura que acolhe os primeiros estudantes (22 rapazes da 8ª classe até à 10ª classe). A Escolinha (pré-primária) vai ganhando ritmo, tal como o lar de meninas, o centro nutricional, a casa para acolher mães com crianças em dificuldade que as irmãs espiritanas coordenam. Também na paróquia o ritmo das comunidades permanece um desafio constante no acompanhamento e formação dos diferentes animadores das 79 comunidades. Este ano 2017 temos ainda 209 grupos de catequese a funcionar, com um total de 3.056 catecúmenos, dos quais 430 são adultos, e 2.626 são jovens e crianças.


A par desta animação paroquial, tivemos a grande festa dos 25 anos da criação da Diocese de Nacala. Palestras, Ciclo de Conferências, Simpósio, Peregrinações, Celebrações litúrgicas festivas (abertura e encerramento), e outros momentos enquadrados no Ano da Misericórdia marcaram o ritmo da nossa missão. A capulana diocesana jubilar, o álbum jubilar e o vídeo comemorativo são algumas marcas visíveis deste acontecimento.

A nível dos Missionários do Espírito Santo ressalta o II Capítulo do Grupo realizado no novo Seminário na cidade da Beira, onde tomou posse o novo Superior do Grupo, o P. Alberto Tchindemba. Também aqui houve chegada e partida de pessoal missionário. Afinal, é este mesmo o ritmo da missão…

Porque queremos partilhar o que nos anima e animar os que nos apoiam, vamos retomar a publicação de alguns factos relevantes da nossa vida e da nossa missão nestas terras e junto deste povo de Itoculo-Nacala. Assim, também esperamos ficar mais próximos dos que estão longe, continuar a ligação com quem aqui viveu e aproximar quem aqui quer chegar.



26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...