1 de junho de 2021

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004

«Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa! Ele é que deve crescer, e eu diminuir.» (Jo 3, 27. 29-30)


A alegria começou a completar-se a partir do dia 14 de Janeiro 2003 onde houve um encontro com o P. Ambrósio, então responsável por Itoculo A (actual região do Congo), em ordem à transição de toda a área de Itoculo para a responsabilidade dos Espiritanos. Pouco tempo depois (1 de Fevereiro) realizou-se um conselho regional onde foram apresentados oficialmente os Espiritanos como futuros párocos de Itoculo. 

Logo a seguir, no domingo dia 10 de Março de 2003, na comunidade de Namalima fez-se a primeira celebração presidida pelo P. Damasceno nesta área de Itoculo A, com essa mesma finalidade de fazer a transição progressiva. Um processo que se foi alargando ao longo de todo o ano pastoral.

No dia 14 de Janeiro 2004 o bispo D. Germano, depois de alguma pressão, fez uma visita à comunidade espiritana de Netia e anunciou os nomes dos padres que iriam assumir a paróquia: P. Raimundo Ramane e Paulo Raul. Neste dia ficou definida a data da passagem e Tomada de Posse dos novos párocos. Agendou-se também uma reunião do Conselho Paroquial de Netia para o dia 30 de Janeiro, uma reunião que foi presidida pelo Bispo diocesano onde apresentou os novos párocos de Netia e deixou orientações para uma passagem progressiva e acompanhada dos Espiritanos.

Deste modo, pouco tempo depois, no dia 17 de Fevereiro, o P. Ramane chegou definitivamente a Netia para preparar a cerimónia da Tomada de Posse que aconteceu no dia 22 de Fevereiro, onde os Espiritanos cessaram funções em Netia. Tratava-se de fazer crescer os padres diocesanos, tal como falou João Baptista acerca de Jesus.

Entretanto, em Itoculo no dia 17 de Janeiro já se tinha realizado uma reunião com alguns ministérios em vista da unificação da futura nova paróquia de Itoculo. Foi uma reunião muito pacífica com a presença do P. Ambrósio. Mais tarde, a 14 de Fevereiro, os membros dos três Conselhos Regionais (Djipwi, Xihire e Congo) reuniram-se em Itoculo com o Sr. Bispo em ordem à criação e unificação da nova paróquia Itoculo. Nesta reunião ficou determinado que as três regiões vão continuar a ter os seus conselhos regionais havendo depois uma ou duas assembleias anuais onde todos participam em conjunto. No final houve um almoço na casa de um dos enfermeiros de Itoculo.

Por fim, como refere a Provisão do dia 22 de Fevereiro de 2004, no dia 19 de Março de 2004, em Itoculo foi erigida em «paróquia autónoma», desmembrando-se de Mueria, Netia e Carapira. Numa outra Provisão, também de 22 de Fevereiro, nomeou-se o Pároco solidário da recém-criada Paróquia de São José de Itoculo: P. Pedro (moderador) e os padres Alberto, Damasceno e Guilhermo tendo em vista «o melhor bem do crescimento espiritual e material dos fiéis e todos os homens e mulheres de boa vontade da mesma Paróquia».

PRECE: Hoje, Senhor, agradecemos tudo o que de bom aconteceu nas missões onde trabalhamos, e pedimos para que continue a crescer e a dar fruto todo o esforço despendido na evangelização das famílias e comunidades. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...