2 de março de 2018

Um mês de Itoculo...


Um mês de sol, de sorrisos, de terra vermelha, de buracos na estrada, de capulanas de cores vivas, de muitos "ta ta vó" a caminho das comunidades, de encontro com Deus, de muitos nomes, de Macua, uma língua que não entendo, mas que começa a tornar-se familiar aos meus ouvidos... Um mês de muitas novidades, "Ihali?", palavra que se repete todas as vezes que nos cruzamos com alguém que, não cumprimenta somente, mas também pára para saber as novidades daqueles que vivem na sua comunidade e fazem parte dos seus dias. " Salama!", "Está tudo bem!", nem sempre é a resposta que se ouve, porque a resposta é sempre sincera... "Normal!, Doença!, Fome! Malária!" são algumas das respostas que diariamente ouvimos por aqui. Acima de tudo, tem sido um mês de muitas pessoas, pessoas que enchem o meu dia e que alentam o meu coração que ainda fica pequenino quando vê as dificuldades do povo e os desafios dos cristãos e sente as necessidades das crianças e dos jovens, que, muitas vezes, agigantam-se de tal forma que parece não haver maneira, não haver lugar para a esperança nos seus corações.

Procuro caminho e em Deus encontro direção para dar o melhor de mim e tentar ser um pouco dessa esperança que parece perdida. Aqui e aí, Deus chama-nos, a todos os Cristãos, para olharmos para o nosso Irmão e colocarmos ao serviço todos os dons com que Ele nos abençoou. Tenho aprendido com aqueles que me acompanham nesta missão que esses dons são sempre mais do que julgamos... podemos sempre dar um pouco mais de nós. Basta voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida, como nos diz o Papa Francisco na mensagem para esta Quaresma, mensagem que ressoa nas palavras dos padres da missão, sempre que falam às comunidades... mais do que ler o Evangelho, Deus quer que O vivamos!

Um mês de Itoculo...um mês que veio transformar a casa me recebeu no meu lar, um lar que acolhe todos os que aqui estão, todos os que por aqui passaram e todos os que nunca estiveram em Itoculo, mas têm o seu coração aqui. O Itoculo do P. Pedro, do P. Damasceno, da Rita, da Xana, da Joana, do Miguel, da Ernestina, da Helena e de tantos outros tornou-se também o meu Itoculo... a missão é a minha casa e eu encontrei o meu lugar! Estamos vivos, estamos juntos e juntos continuaremos a caminhar com e pelo povo de Itoculo. 

11 comentários:

Raul Viana disse...

Agora é um mês, depois vai ser um ano e termina como? Um século?

MissRitaaa* disse...

Tão bom receber as tuas palavras Cristina :) boa missão <3

Fátima Henriques disse...

❤❤❤❤ Um mês e Saudades mil! Keep shining, minha Cras!

Helena Ferreira disse...

Um mês de amor desse Itoculo tão nosso ❤

Unknown disse...

Que amor tão grande pelo que és e fazes ❤️��

Salomé Peixoto disse...

Koxukuru Cristina! :) Continua a escrever! O Padre Raul já te mostrou a árvore mais bonita do mundo? Merecia um artigo sobre ela.;) Beijinhos

girl thinker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessica Sousa disse...

Ficamos todos com o coração cheio! Só com as tuas palavras, percebemos a alegria e o amor com que estás a viver esta missão
um grande beijinhos <3

Damas disse...

Oi Cristina!! que texto tão profundo. Obrigado pelo testemunho.
Quanto à árvore mais bonita do mundo, de que fala a Salomé, não perguntes ao P. Raul. Eu vou aí e já te digo qual é.

Unknown disse...

Que partilha tão bonita, Cristina! Ajuda-me a rezar e a ir sendo missionário deste lado do mundo!Graças a Deus pelo que és e fazes!

troza disse...

:) Continuação de boa missão e espero que vás partilhando sempre aqui um pouco da tua experiência :)

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...