A Sinfonia das minhas tardes

Um dos trabalhos que me foi proposto quando cheguei foi que abrisse a biblioteca durante a tarde, para os meninos e meninas da escola primária, mal eu sabia que ia ser um bom desafio e também um dos projetos que mais me motiva. 



Trabalhar com crianças sempre foi cativante para mim, agora o desafio surge quando essas crianças apenas falam Macua e o objetivo é ensina-las a ler, por onde começar?

Apesar de algumas das crianças já estarem na quarta classe (a escola primária em Moçambique vai até à sétima classe) ainda não sabem ler e ainda nem reconhecem a maior parte das letras. 

Como de vez em quando dou uma escapadela à escolinha da irmã Adelaide já sabia algumas expressões em Macua como por exemplo perguntar o nome, então é exatamente por aí que se começa, criar laços de confiança através do processo básico de saber o nome da pessoa com quem falamos. Depois é deixá-los explorar um pouco os livros que os rodeiam, foi o primeiro contacto que tiveram com a biblioteca e foi um momento muito engraçado de se assistir.

Felizmente, a afluência à biblioteca aumentou muito e era insustentável e pouco produtivo ensinar as letras a um de cada vez, então decidimos ir para a sala de aula, onde mesmo assim não cabiam todos, então uma voz sábia disse-me "Senta-os no chão", como assim vou sentar os miúdos no chão??? Pois bem, é assim mesmo... 


Um grupo de 5 dos meus meninos já consegue ler, já identificam algumas letras e são muito assíduos na sua presença na biblioteca e esse é um dos fatores que me leva a fazer a caminhada de casa até à biblioteca com um enorme prazer, confesso que o facto de eles estarem a chamar por mim à porta de casa desde as 12.30, quando a biblioteca abre às 14, também é um factor importante para afastar a preguiça e o desânimo.

As minhas tardes têm então uma sinfonia, (por vezes ensurdecedora) que mistura o português com o macua, mas como qualquer sinfonia não importa a "língua" em que é tocada, importa apenas saborear as emoções que cada nota nos faz sentir. Minhas queridas pestinhas, ainda nos falta metade do abecedário.


Comentários

Raul Viana disse…
Irrrmããã! Irrrmããã!!!
Esta é a letra da primeira parte da sinfonia às 12:30h
Helena Ferreira disse…
Vai-me dizer que não anima logo a sua tarde?
beijo de mulata disse…
Parabéns!!! Que delícia!

(um) beijo de mulata
Anónimo disse…
Mas onde mais é que havia essa criançada toda de sentar senão no chão? aí é que os grandes doutores começam. Grande trabalho.
Anónimo disse…
Temos de arranjar uns bancos lindos para essa biblioteca!!! Bom trabalho👍
Paulo disse…
"Ubi caritas et amor, Deus ibi est"
Eli disse…
Parabéns pela iniciativa. Que sala de aula, improvisada, mais bonita e repleta de alegria. Beijinho e toca a continuar o bom trabalho.
Helena Ferreira disse…
Obrigada Eli 😃 beijinho

Mensagens populares