1 de junho de 2021

25 - Nos caminhos de Deus

 - Netia/2003

«Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos pelas suas veredas.» (Miq 4,2)


O ano 2003 em Netia começou com a chegada (23 de Janeiro) do jovem espiritano em formação, Saturnino Afonso, cabo-verdiano, que veio fazer o seu estágio missionário. Menos de um mês depois, a 13 de Fevereiro, chegaram as Irmãs Agostinianas que vieram substituir a Irmãs Combonianas, oficializando a sua entrada em Netia no dia 2 de Março. Terminava um ciclo e abria-se outro com novas Irmãs, apontando já para o futuro da missão de Netia, onde em breve outros Padres haveriam de chegar também para esta missão.

Neste ano 2003 houve várias reuniões no Anchilo em ordem a preparar os catecismos das crianças ao nível da Província Eclesiástica de Nampula, que o P. Alberto participou dando a sua colaboração. Mas principalmente o ano ficou marcado pela construção da residência espiritana em Itoculo que obrigou a inúmeras viagens para o acompanhamento da obra. Pelo relato do diarista, isto acontecia quase de forma diária para que a obra não fosse um fracasso.

Igualmente muitas viagens foram feitas para comprar combustível para as moageiras da missão de Netia. Como uma espécie de autofinanciamento, mas parece que pouco valeu… Ao fazer o balanço das contas anuais uma das conclusões que mereceu a repreensão do Superior, foi que «gastamos muito no combustível, mas felizmente poupamos na comida». Na verdade, poupar na comida significava aumentar o risco de estar mais propenso às doenças da malária e outras fraquezas físicas.

O trabalho do transporte de doentes para o hospital distrital a custos da própria comunidade espiritana foi uma realidade muito frequente e quase diária. Mesmo depois dos inúmeros trabalhos pastorais sempre havia alguém necessitado desta ajuda urgente e solidária. 

Uma pequena peripécia aconteceu no dia 29 de Agosto com o P. Alberto que foi a Nampula levar um pequeno gerador para compor de uma avaria. No regresso a casa, já de noite, a porta traseira do carro abriu-se devido aos inúmeros buracos da estrada, e o gerador perdeu-se pelo caminho. Ao chegar a casa e verificar tal perda, mesmo estafado da viagem, ainda voltou atrás vários quilómetros mas nada encontrou. Igualmente de madrugada foi fazer mesmo percurso mas com um resultado em vão, e um grande descontentamento que não tinha outra solução senão aceitar assim mesmo.

Enfim, a nível da Diocese de Nacala, registou-se neste ano 2003, precisamente no dia 9 de Setembro, a inauguração e bênção do Santuário Diocesano, Maria Mãe de África, em Alua, onde anualmente toda a Diocese peregrina para receber a bênção da Mãe do Céu. Um mês depois foi a canonização dos Fundadores dos Missionários Verbitas e Combonianos (5/10), o que levou a fazer grande festa diocesana no Dia das Missões, a 19 de Outubro.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos por todas as famílias religiosas e missionárias na nossa diocese. A diversidade de carismas é um dom para todos nós. Ajuda-nos a valorizar cada um deles para crescimento da Igreja e consolidação da nossa fé.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...