1 de junho de 2021

24 - No mesmo Espírito

- Grupo/2003

«Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos». (1Cor 12, 4-6)


No dia 6 de Janeiro os confrades de Netia (Pedro, Alberto e Damasceno) partiram rumo a Inhazónia para o Encontro do Grupo, mas logo após passar a cidade de Nampula foram deparados com a derrocada de uma ponte rodoviária que impediu a passagem para a frente. A única solução era regressar a casa, o que aconteceu muito naturalmente.

Por sua vez, no dia 21 de Abril o P. John visitou Netia com a finalidade de reorganizar o Grupo Espiritano e fazer a agenda do próximo Encontro do Grupo a ser realizado no mês de Novembro em Netia. Foi constituída a equipa animadora do Grupo de Moçambique (John, Pedro e Alberto). Também se traçaram os temas a falar no Encontro: a terceira comunidade e a maneira como começar uma pastoral vocacional, o postulantado e a formação inicial foram os assuntos da linha da frente. O regresso a Inhazónia do P. John foi no dia 9 de Maio, havendo tempo ainda para um mergulho nas águas do índico.

Ainda que não seja muito relevante, mas no dia 15 de Abril de 2003 foi criado pela primeira vez um endereço eletrónico para a comunidade de Netia. Deste modo já não precisavam incomodar os missionários Verbitas na vila de Monapo para ver o correio electrónico. O nome escolhido foi: espiritanosdeitoculo@hotmail.com. Um endereço que perdurou vários anos, agora em desuso, mas revelava o desejo e o pensamento de quem já queria estar na missão de Itoculo.

Entretanto, a comunidade de Netia continuou o seu trabalho e a receber as suas visitas. No dia 25 de Maio chegou o P. Paddy, Superior da SCAF (África do Sul), vindo de Inhazónia onde esteve a participar no Encontro da Região Centro-Sul de África. Foi uma visita de simpatia mas coma finalidade de mobilizar o pessoal de Moçambique a participar no Capítulo da SCAF que iria acontecer no mês de Dezembro, e que a nova circunscrição de Moçambique sempre resistiu a ficar ligada a esta região espiritana por diversas razões devidamente justificadas.

Por fim, a 13 de Novembro chegaram a Netia os confrades de Inhazónia (John, Yves, Fran e o estagiário Baltazar) para o VII Encontro do Grupo. Neste Encontro chegou-se à conclusão que a terceira comunidade seria aberta definitivamente na cidade de Nampula. Para tal era necessário providenciar tudo o que fosse essencial para o concretizar, a começar pelo pessoal a integrar a comunidade, a própria residência espiritana e o compromisso pastoral nessa nova frente missionária. O Encontro serviu também para nomear o P. Alberto como primeiro Ecónomo do Grupo por um período de 3 anos (15 de Novembro de 2003). O Encontro terminou no dia 20 de Novembro com o regresso a Inhazónia dos confrades, após um tempo bem passado entre todos.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos os que exercem funções de administração nas comunidades e circunscrições, para que tudo seja feito com amor e compaixão, entrega e simplicidade para o bem da missão.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...