15 de maio de 2021

23 - Uma nova missão

- Itoculo-antecedentes

«Assim como os novos céus e a nova terra, que vou criar, subsistirão diante de mim, assim também subsistirá a vossa posteridade e o vosso nome». (Is 66,22)


A ideia de deixar Netia e partir para outra missão começou já em 1998, pouco tempo depois do início da presença espiritana em Moçambique. Aí se dizia que Netia é uma das paróquias «mais fáceis» e que devia ser entregue ao clero diocesano que começava a emergir na Diocese de Nacala. Assim, a presença em Netia não deveria ser superior a mais de cinco ou seis anos: «nessa altura prestaremos melhor serviço à diocese se entregarmos a paróquia aos cuidados dos padres locais», escreveram os confrades de Netia a 16 de Abril de 1998.

A reflexão passou a ser feita a nível do Grupo, envolvendo depois a Diocese e por fim chegou ao Superior Geral e seu Conselho. Daqui resultou a decisão final de Roma com a seguinte justificação: «deixar a Paróquia aos sacerdotes diocesanos para assumirem Itoculo B, por ser uma área menos assistida, vai de acordo com o nosso espírito missionário, pelo que aprova e apoia essa iniciativa e encoraja os membros dessa comunidade a ir para a frente com o projecto» (Roma, 30 de Outubro de 2001).

Sem mais esperas, a procura de um terreno avançou e no dia 22 de Novembro 2001 fez-se a compra do terreno em Itoculo tendo em vista a futura residência dos Espiritanos. Foi comprada uma área de noventa mil metros quadrados a dois proprietários de Itoculo: Cássimo Momade João e Bento Veligy. Logo de seguida tratou-se dos documentos para a posse do terreno (DUAT), o qual foi obtido a título definitivo no dia 6 de Dezembro de 2001.

Nos dias 7 e 8 de Outubro 2002, fez-se a abertura do furo de água, que resultou num bom caudal, e garantiu a construção da residência dos Missionários nessa zona. Ao mesmo tempo surgiram outras preocupações ligadas com a construção da nova casa a começar pelo estilo de habitação mais simples ou mais formal. Depois de muito debate e discussão fez-se o rascunho da Planta da casa que uma arquitecta portuguesa (Maria Amélia Cabrita) desenhou e fez chegar a Netia no dia 27 de Dezembro de 2002, precisando depois ser validada pelas autoridades distritais de Monapo. A partir daqui fez-se um orçamento e começou-se a angariar fundos de financiamento.  

No dia 5 de Fevereiro 2003 foi obtida a licença de construção desta nova residência, e foi assinado o contrato de construção com a empresa Ribeiro (Nacala) no dia 14 de Fevereiro com o plano de iniciar os trabalhos no mês de Março. Precisamente no dia 10 de Março colocaram-se as estacas a demarcar o local da construção e logo chegou a equipa de montagem do estaleiro. Um pouco mais tarde, o Conselho Geral (Roma) escreveu uma carta (15 de Maio de 2003) incentivando a prosseguir com as obras e disponibilizando-se a dar um apoio apenas no mobiliário da casa.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos aqueles que contribuíram para a construção da residência missionária de Itoculo, quer material quer espiritualmente. E também por todos aqueles que derramaram o seu suor para erguer e equipar toda a casa que hoje habitamos.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...