15 de maio de 2021

22 - No olhar de Deus

- Inhazónia/2000-2003

«Felizes os que obedecem ao Senhor e andam nos seus caminhos. Comerás do fruto do teu próprio trabalho: assim serás feliz e viverás contente». (Sl 128,1-2)


A comunidade de Inhazónia parecia ganhar alguma estabilidade com a chegada do P. John Kingston no ano 2000. Mas outros imprevistos foram acontecendo. Primeiramente, uma situação delicada deu-se com o P. Anthony que se envolveu com uma mulher casada da vila de Catandica, que obrigou ser transferido de imediato para o Distrito Espiritano do Zimbabwe no dia 3 de Outubro de 2001. Por essa altura também o P. Lawrence tinha apresentado o pedido para fazer um Ano Sabático e em 2002 viajou para os Estados Unidos da América. Deste modo, o P. John ficou sozinho na comunidade espiritana até à chegada do novo confrade, o P. Fran Kearns.

Entretanto, já o jovem padre Eric Ngoy, espiritano do Congo Kinshasa, tinha sido nomeado para o Grupo de Moçambique, devendo chegar em Outubro de 2001 a Inhazónia, mas nunca chegou apesar de terem sido enviados todos os documentos para a emissão do Visto (14 de Maio de 2001). Ao assumir a tarefa de assistente do Mestre de Noviços e Vigário da sua paróquia de origem, por aí mesmo ficou todo o tempo.

Igualmente um outro jovem padre nigeriano, Vitalis Eke, foi nomeado para o Grupo de Moçambique, devendo chegar em 2002, também com destino a Inhazónia, mas nunca chegou a Moçambique e não se conhecem as razões disso. Por sua vez, o jovem padre irlandês, Fran Kearns, chegou e integrou a comunidade de Inhazónia, contrariando os seus dois antecessores. Mesmo assim, não se demorou muito tempo na missão, pois em 2003 regressou à Irlanda, por se ter envolvido com uma jovem na missão, que hoje é «a mulher da sua vida».

Nesta altura foi posta em questão a continuidade da presença espiritana na Diocese de Chimoio por causa das tensões entre a comunidade espiritana e o Sr. Bispo que interferia demasiado na vida dos confrades, tal como refere uma carta do Jerónimo Cahinga (15 de Maio de 2003). Na verdade, houve problemas com os confrades da comunidade espiritana de Inhazónia, mas a maneira de os resolver por parte do bispo diocesano foi imprópria, extrapolando as suas competências e causando mal-estar. Por tudo isto, não é de estranhar que o Grupo Espiritano sempre descartou a possibilidade de abertura de uma nova comunidade na diocese de Chimoio.

Contrariando tudo isto, no dia 10 de Fevereiro de 2003 chegou o P. Yves Mathieu, espiritano da França, após ter passado uns meses em Portugal a aprender português, ficou nesta missão até 2015. Um trabalho de reconciliação e ajustamento foi levado a cabo, e mais tarde ele mesmo foi escolhido para Vigário Geral da Diocese de Chimoio (2009-2015), ficando neste cargo até à data em que foi chamado para fazer um trabalho na Procuradoria espiritana em Paris durante 5 anos. No fim desse tempo regressou de novo a Inhazónia e chegou no mês de Janeiro de 2020. Também para reforçar a comunidade chegou no final de 2002 o jovem estagiário mexicano, Baltazar Hernandez, permanecendo durante um ano e ajudando na pastoral da catequese.

PRECE: Senhor, as contrariedades da vida são muitas e às vezes nos fazem desanimar. Ajuda-nos a colocar em Ti toda a nossa confiança para ver em todas as dificuldades da vida um sinal do teu amor e descobrir nelas uma nova oportunidade. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...