17 de dezembro de 2018

MAIS UM ANO QUE TERMINA


Com o Natal que se aproxima também chega o final do ano civil. Para nós, aqui na Missão de Itoculo, é também o fim do ano pastoral e as férias grandes da escola. Em Janeiro de 2019 começa o novo ano civil, pastoral e escolar.

Como sempre, quando termina um ano, é tempo de fazer o balanço e avaliar o que se fez e como se viveu. Aqui há sempre muita coisa a dizer e muito mais a fazer e refazer. É assim o dinamismo da vida missionária. Principalmente, muito a agradecer.

O acolhimento da voluntária Cristina Fontes, a visita fraterna do P. Tony Neves, a Ponte JSF, os Votos Perpétuos da Ir. Tatiana, com a vinda do novo Bispo de Nacala à nossa missão, entre outras coisas, foram momentos de grande animação.


Os mais de 350 baptismos celebrados, 180 Primeiras Comunhões, 27 Matrimónios e vários Crismas integrados nos Sacramentos da Iniciação Cristã, marcaram a prática sacramental deste ano. A par disso estavam mais 3000 catecúmenos (crianças, jovens e adultos) e seus 225 catequistas. Somando a tudo isso estavam ainda animadores de cada uma das 79 comunidades, das 15 zonas e das 3 regiões, a nível dos diferentes ministérios (ancião, família, jovens, mamãs, caritas e saúde, justiça e paz, comunicação social, vocações…). Cursos paroquiais (total de 30) e formações nos centros regionais (cada semana) preencheram muitos dos nossos dias de pastoral.

A preocupação pela educação escolar no lar de estudantes Daniel Brottier e na Biblioteca paroquial foram também grandes momentos de entrega missionária. Tudo isto sem esquecer o ATL das tardes com as crianças do bairro. Os encontros com jovens estudantes e o apoio para a realização dos seus estudos em Itoculo e no Monapo, foram outros sinais positivos da nossa missão.


A montagem e equipamento de uma moagem eléctrica, a construção de um aviário (em fase de conclusão), a abertura de quatro furos de água (três nas comunidades e outro no lar de estudantes), o apoio a 1000 famílias mais carenciadas com rolos de plástico para a cobertura das suas casas caídas pelas chuvas intensas de Janeiro, os 150 mil paus de mandioca distribuídos por Itoculo inteiro, o projecto de segurança alimentar com a criação de caprinos e produção de hortícolas… Foram também acções concretas da nossa presença missionária.

Enfim, para viver e fazer tudo isto, contamos com a bênção de Deus que nos deu saúde e paz, e bom espírito de coordenação. Além disso, também foi grande a comunhão e solidariedade missionárias. A todos os que partilharam connosco um pouco das suas economias, queremos manifestar o nosso sincero agradecimento. Sem essa generosa colaboração muito do nosso trabalho ficaria por realizar. Muito obrigado a todos e todas do fundo do coração.


Novo ano 2019 está achegar e com novos desafios e novas aventuras, mas a mesma fé e o mesmo compromisso missionário. Isso mesmo queremos depois partilhar ao longo do novo ano. Agora resta desejar BOAS FESTAS com um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2019.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...