10 de dezembro de 2008

preparando o primeiro Capítulo

Tchindemba
Nampula



Desta vez foi a comunidade espiritana de Itoculo que, de 18 a 21 de Novembro de 2008, acolheu o segundo encontro anual do Grupo. O Yves e o Noel não estiveram presentes, por motivos de férias. Participou pela primeira vez o Edmilson, jovem estagiário cabo-verdiano que acabou de chegar e que fará o seu estágio missionário na missão de Itoculo.
A grande novidade do encontro foi o lançamento do processo preparatório para o primeiro Capitulo do Grupo, a realizar-se em 2010. O objectivo desta fase preparatória, tal como lemos no nosso documento, é de “reflectir sobre as grandes questões referentes à vida dos espiritanos em Moçambique, de modo a permitir um efectivo encontro, em diálogo, dos diferentes modos de ver e sentir a Vida Religiosa Espiritana, à luz da Palavra de Deus, dos Fundadores, da RVE e da Tradição viva da Igreja, no sentido de consolidar a unidade e a comunhão no interior do grupo e de ir preparando as necessárias condições para a concepção de um Projecto Espiritano comum em Moçambique”.
A equipa preparatória começou por explicar a metodologia de trabalho e de seguida, foram apresentadas as grandes questões que dizem respeito à vida espiritana em Moçambique: Identidade Espiritana, Espiritualidade, Comunidade, Formação, Missão e Organização do Grupo Espiritano de Moçambique.
Depois da explicação da metodologia de trabalho e da distribuição dos grandes temas da vida espiritana, cada confrade foi convidado a criar um clima de silêncio e de oração para reflectir sozinho sobre as questões colocadas. Depois de um tempo longo de reflexão individual houve uma partilha informal sobre as opções tomadas por cada um. Foi a partir da elaboração de questionários individuais que demos inicio à preparação do nosso primeiro capítulo. Depois disso, seguir-se-ão outras etapas que culminarão com a celebração do capítulo.
Ao partilhar convosco sobre este grande evento da vida do Grupo, pedimos a cada leitor a sua oração para que o nosso capítulo seja um momento celebrativo e que todas as conclusões que forem tomadas venham contribuir para o avanço da missão em Moçambique.
Que os nossos Fundadores Poullart des Places e Libermann nos acompanhem neste processo de preparação para a realização do nosso primeiro capítulo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Salama meus irmãos em Cristo.
Estive em Moçambique em Agosto passado e tive a dita de me cruzar com o P. Alberto Tchindemba, que celebrou pelo menos duas 2 a Eucaristia e nas quais eu me incorporei.
Adorei e tenho a terra de Moçambique no coração.
Admiro-vos muito pelo vosso trabalho Missionário afinal a nossa Igreja é toda ela Missionária e se o não for não é aquela Igreja que Jesus Cristo fundou em Pedro.
Com os meus votos de um Santo e Feliz Natal de Jesus Cristo, permitam-ma um koxukkuru muito sentido e um abraço especial ao P.Alberto Tchindemba.

Com o coração dividido entre a minha Pátria - Portugal e Moçambque, uma saudação especial a todos vós Missionários.
Já agora passem, se entenderem no meu blog.
Um abraço fraterno em Cristo Jesus, Luz do Mundo.
Carlos Santos

Anónimo disse...

O meu blog é no seguinte endereço:

http://mocambiqueosonhocontado.blogspot.com/

Anónimo disse...

Hoje mesmo e já duas semanas, comecei, aqui em Portugal, a campanha de angariação de fundos a favor da luta contra a lepra e as lepras, assim colaborando com a APARF - ASSOCIÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DE RAOUL FOLLEREU (www.aparf.pt.
Hoje ao levantar-me pelas 5 horas da manha (com uma temperatura de +-5 graus), lembrei-me de todos os que nessa bela terra de Moçambique sofrem o flagelo da lepra e das muitas lepras que assolam esses meus irmãos...
Fui para a Paróquia de S. Pedro de Agrela, na Diocese do Porto.
Aliás são as paróquias e onde os párocos permitem, que depois da comunhão, eu uso da palavra para dizer do sofrimento e da necessidade de partilha com os que nada têm.
Hoje mesmo nas curtas palavras dirigidas aos fiéis eu falava dos Missionários e da "heroicidade" do seu testemunho. O grande "herói" é naturalmente Jesus de Nazaré.
Continuem, por favor, nós aqui, para além da oração, agimos, para que possam continuar tão belo trabalho.
Ser feliz é fazer feliz...Raoul Follereau

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...