27 de novembro de 2009

advento... tempo de limpar machamba



Edmilson
Itoculo

Já ouvimos dizer que este tempo em que nos encontramos é destinado às ferias em todas as escolas, de norte a sul de Moçambique, mas este não é o único acontecimento do momento (a nível nacional), pois sabe-se que em todo o país está-se a preparar a campanha agrícola, que se avizinha. Então, neste momento está toda a gente empenhada em arrancar o capim das machambas, para, deste modo, poder avançar para as sementeiras, que estão para breve (pois a chuva está a ameaçar).
Podemos pegar nesta imagem de preparação do terreno para o cultivo, para avançarmos para uma outra realidade da nossa vida: No próximo domingo (dia 29 de Novembro) começa o tempo do Advento, que todos nós conhecemos como sendo um tempo “favorável”, que nos é dado no intuito de prepararmos também o “nosso terreno”, onde não vamos semear nem milho, nem feijão, nem algodão, nem arroz e nem gergelim, pois com certeza estas coisas não poderiam nascer aí. Então que terreno é este, e o que é que iremos semear ali? Pois bem, o terreno de que falo é, sem dúvida alguma, o nosso coração e o nosso espírito, onde o “Grande Agricultor” quer lançar a semente que é o seu próprio filho, e que Ele quer ver a nascer na nossa vida e dar bons e abundantes frutos.

Todos nós, antes de semear, limpamos e preparamos o terreno que queremos cultivar. Há anos em que há mais capim e espinhos e outros em que são menos os espinhos ou o capim menos bravio. Contudo, não deixamos de limpar a campo todos os anos, com maior ou menor esforço, pois sabemos que isso é muito importante para que o campo possa produzir qualquer coisa, e o nosso desleixo pode pôr em causa todo o nosso trabalho agrícola. Assim também acontece connosco: O nosso coração é a machamba onde a semente vai ser lançada, e deverá crescer e dar fruto. Mas isto só é possível se prepararmos bem o nosso terreno. Não podemos pensar que já preparei o terreno no ano passado, mas é preciso fazê-lo sempre e sem desleixo. O tempo de Advento só nos vem recordar isto mesmo. O advento deve ser para nós uma pergunta constante (independentemente da época do ano em que nos encontramos): como vai a minha vida? Será que a minha “machamba” está preparada para acolher a semente?
Devemos estar sempre atentos a isso e fazer de cada ocasião da nossa vida, do nosso dia um momento da presença de Deus em nós. Mas deixo agora uma pequena interpelação: Deus quer semear a semente do seu reino no teu coração, neste preciso momento; e tu? Estás preparado para o receber?
Enquanto reflectes sobre tudo isto, eu vou aproveitando para te desejar um excelente tempo de Advento, e que possas fazer uma boa preparação e que, realmente, o Natal aconteça no teu coração.

23 de novembro de 2009

...no fim de mais um ano lectivo


Edmilson
Itoculo


Mais uma vez, dou a cara, e novidades, também... desta vez para noticiar o momento que se vive aqui, em Itoculo (a vila do milénio). O grande acontecimento que marca este período é o fim do ano lectivo, que traz boas e más notícias (é como tudo). As boas notícias têm a ver com o grande movimento de estudantes; há uns que chegam e outros que partem para a família, a fim de gozar as tão esperadas (e, talvez, merecidas) férias. Por outro lado é o tempo de preparar a machamba, para mais uma campanha agrícola, sempre na expectativa de conseguir boas colheitas. Tudo isto é muito bom, mas tem a parte menos boa: para uns é o tempo de “angústia”, à espera dos resultados (isto para quem não trabalhou, devidamente), é tempo de separar dos companheiros, que, durante todo o ano lectivo, partilharam os momentos bons e menos bons, para outros (os que estão a terminar a 7ª classe) é, ainda, tempo de tratar dos documentos e matrículas nas escolas secundárias, e todos nós sabemos a dor de cabeça que isto é, devido aos vários entraves que são criados pela burocracia, de que já estamos acostumados a ver e ouvir. Outros, ainda lamentam o fruto do seu trabalho (ao longo do ano), que podia e devia ser bem mais rentável. Apesar do ambiente calmo que se vive, para mim, existe um sabor um pouco amargo, pois é um aviso de que está próximo o fim da minha estadia aqui na vila e missão de Itoculo. Por outro lado, este período mais calmo permite que possa concluir alguns assuntos, ainda pendentes.



Mas, desde o fim do ano lectivo, outros assuntos marcaram a “agenda do dia-a-dia” em Itoculo: os que sobressaem mais são as eleições do dia 28 de Outubro deste ano, a chegada de um novo estagiário (que me veio empurrar para fora daqui), que é um jovem cabo-verdiano, que eu já conhecia “kalai” (há muito tempo); ele chegou bem, está bem e preparado para “olima” (trabalhar no campo, isto é, limpar o terreno para cultivar). Confesso que sinto um bocado de saudade do ambiente da escola, dos colegas (professores) e dos alunos. Agora, passando perto das escolas parece um lugar abandonado e sem vida, mas isto é o anúncio de que um novo ano lectivo está por vir. Por enquanto vamos ficar a saudar os amigos e familiares, e a descansar do ano lectivo findo, pois é caso para dizer: «amanhã há mais».

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...