advento... tempo de limpar machamba



Edmilson
Itoculo

Já ouvimos dizer que este tempo em que nos encontramos é destinado às ferias em todas as escolas, de norte a sul de Moçambique, mas este não é o único acontecimento do momento (a nível nacional), pois sabe-se que em todo o país está-se a preparar a campanha agrícola, que se avizinha. Então, neste momento está toda a gente empenhada em arrancar o capim das machambas, para, deste modo, poder avançar para as sementeiras, que estão para breve (pois a chuva está a ameaçar).
Podemos pegar nesta imagem de preparação do terreno para o cultivo, para avançarmos para uma outra realidade da nossa vida: No próximo domingo (dia 29 de Novembro) começa o tempo do Advento, que todos nós conhecemos como sendo um tempo “favorável”, que nos é dado no intuito de prepararmos também o “nosso terreno”, onde não vamos semear nem milho, nem feijão, nem algodão, nem arroz e nem gergelim, pois com certeza estas coisas não poderiam nascer aí. Então que terreno é este, e o que é que iremos semear ali? Pois bem, o terreno de que falo é, sem dúvida alguma, o nosso coração e o nosso espírito, onde o “Grande Agricultor” quer lançar a semente que é o seu próprio filho, e que Ele quer ver a nascer na nossa vida e dar bons e abundantes frutos.

Todos nós, antes de semear, limpamos e preparamos o terreno que queremos cultivar. Há anos em que há mais capim e espinhos e outros em que são menos os espinhos ou o capim menos bravio. Contudo, não deixamos de limpar a campo todos os anos, com maior ou menor esforço, pois sabemos que isso é muito importante para que o campo possa produzir qualquer coisa, e o nosso desleixo pode pôr em causa todo o nosso trabalho agrícola. Assim também acontece connosco: O nosso coração é a machamba onde a semente vai ser lançada, e deverá crescer e dar fruto. Mas isto só é possível se prepararmos bem o nosso terreno. Não podemos pensar que já preparei o terreno no ano passado, mas é preciso fazê-lo sempre e sem desleixo. O tempo de Advento só nos vem recordar isto mesmo. O advento deve ser para nós uma pergunta constante (independentemente da época do ano em que nos encontramos): como vai a minha vida? Será que a minha “machamba” está preparada para acolher a semente?
Devemos estar sempre atentos a isso e fazer de cada ocasião da nossa vida, do nosso dia um momento da presença de Deus em nós. Mas deixo agora uma pequena interpelação: Deus quer semear a semente do seu reino no teu coração, neste preciso momento; e tu? Estás preparado para o receber?
Enquanto reflectes sobre tudo isto, eu vou aproveitando para te desejar um excelente tempo de Advento, e que possas fazer uma boa preparação e que, realmente, o Natal aconteça no teu coração.

Comentários

Mensagens populares