a história da nossa igreja
Diocese de Nacala,
Paróquia de Itoculo,
Região de Djipwi,
Zona de Cristo Rei,
Comunidade de Havara.

Primeiramente vamos agradecer o nosso padre por causa de presidir neste dia 8 de abril de 2012, para fazer a festa do baptismo, reunida por 7 comunidades aqui de Havara.

A partir de 2001 nunca existiu festa como hoje. Nós de Havara gostamos de apear para noutras comunidades para conseguir o baptismo, assim como casamento canónico. Mas hoje 8 de abril já temos aqui a nossa igreja.

Os antigos desta zona nunca tinham igreja neste círculo. Rezavam em Santa Maria Turra. Então o órgão da povoação de Havara foi pedir uma igreja para construir neste recinto. A nossa igreja foi criada com o padre Gino no dia 13 de agosto de 1984. Em 1986 entrou a guerra da FRELIMO e RENAMO. Fomos recuados e fomos construir a nossa igreja no lado Narrupe. Lá rezávamos bem e tínhamos machambas e outras coisas.

Quando acabou a luta, voltamos para cá e construímos a nossa igreja Santa Teresa 15 de outubro. Nessa altura éramos mandados em Thamela. Aos poucos anos virámos a nossa porta para ser orientada na zona de Cristo-Rei.

Entraram 6 anciões. O antigo morreu vítima de doença. O que temos neste momento é repetente. Agradecemos muito porque o nosso animador quando continuou o seu ministério organizou uma ideia para melhorar a nossa igreja. Vamos dar um grande abraço ao nosso ancião.

Inauguração

Em 2011 o nosso ancião junto com os conselheiros fizeram uma conferência de maneira como construir nova igreja. No diálogo aprovou o resumo que diz: «cada pessoa tirar 200mt». Nós os cristãos de Havara gostamos imenso da contribuição no valor combinado. No meio da contribuição começamos a construir. No dia da maticação, era no tempo do verão, não havia água suficiente, mas o Espírito Santo estava connosco. No período de 14h foram concluídos. Vieram 85 pessoas. Os jovens entraram no bosque e conseguiram 50 barrotes de 4 metros. Lá no mato ninguém recebia dinheiro. O nosso ancião levou o dinheiro para a paróquia e foi dado ao padre para comprar chapas de zinco. Então chamamos o nosso mestre para telhar a nossa igreja e foi concluída em 3 dias. A nossa igreja entrou 45 chapas, cada chapa custava 250mt, e 5 kilos de pregos, cada kilo de 100mt. A partir do início até na finalização mataram 12 galinhas e 25kg de farinha celeste. De chapas até pregos gastamos 11.750mt. Temos 1 hectare de algodão.
Hoje é dia de inauguração, todos vamos ficar alegremente: papás vamos aplaudir, mamãs tocar ilulu e jovens canções de animação, porque Santa Teresa Havara cresceu. Estávamos na escuridão, a luz do Senhor nos iluminou.

8/4/2012
Visto por ancião, Bonifácio António Mesquita

Comentários

Mensagens populares