22 de junho de 2012

Espiritanos em Bagamoyo

Os Espiritanos estão reunidos em Capítulo Geral na Missão de Bagamoyo (Tanzânia) de 24 de Junho a 22 de Julho de 2012.
Vindos de todos os países onde está presente a missão espiritana, somam um total de:
- 66 Delegados (14 da Europa; 5 da América Latina; 11 da América do Norte e Caribe; 27 de África; 9 do Oceano Índico, Ásia e Oceânia);
- 9 Administração Geral – Roma;
- 6 Convidados;
- 24 Funcionários.
Moçambique está representado pelo delegado Raul Viana, Superior do Grupo, e na tarefa de tradutores o Damasceno dos Reis e Alberto Tchindemba. 

A palavra «baga-moyo» da língua suaíli traduz-se por: «deitar para fora o coração». Ou seja, os escravos vindos do interior do continente africano, antes de seguirem para ilha de Zanzibar de onde eram levados para outras partes do mundo, ao chegarem na costa do Índico perdiam toda a esperança de voltar atrás. Por isso mesmo, a vida para eles terminava aqui.

Mais recentemente, Bagamoyo tem um significado especial na história de Moçambique. Foi aqui que a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) em 1963 instalou o seu primeiro campo de treinamento militar com Eduardo Mondelane a encabeçar a luta pela independência. Os acontecimentos de libertação por toda a África e as ideias deste antropólogo e sociólogo originaram uma luta de guerrilha pela independência nacional moçambicana que aconteceu a 25 de Junho de 1975.
Hoje, reunidos em Capítulo Geral, recordando esta história local, nós Missionários do Espírito Santo queremos olhar o futuro e marcar um novo ritmo para toda a Congregação que pela primeira vez realiza um encontro destes no continente africano. Isto é também um sinal que marca toda a Congregação, pois uma grande maioria dos seus membros, especialmente jovens professos, são oriundos deste mesmo continente.

Para um acompanhamento mais de perto do que se irá passar neste Capítulo Geral poderá consultar o site www.spiritanroma.org. Entretanto, quando for oportuno e possível, iremos deixar aqui uma ou outra reflexão. Para um outro tipo de acompanhamento poderá fazer com esta oração:
Pai Santo!
iluminastes com o Vosso Espírito,
os nossos Fundadores
Cláudio Poullart des Places e Francisco Libermann.

Graças a eles
e a tantas gerações de Espiritanos,
a nossa Congregação sempre se consagrou
a anunciar a Boa Nova aos pobres.

Ao celebrarmos o XXº Capítulo Geral,
em Bagamoyo, pedimos que derrameis,
com abundância, o Vosso Espírito
sobre toda a Congregação.

Ele nos una sempre mais numa única e grande família,
atenta aos sinais dos tempos.

Ele nos torne mais fervorosos,
para aprofundar e testemunhar, na Vossa Igreja,
a nossa consagração e o nosso espírito missionário.

Concedei-nos que, a exemplo de Maria
e com a força do Espírito, continuemos a proclamar
o Evangelho de Vosso Filho Jesus Cristo,
para Vossa glória e salvação do mundo
que criastes e libertastes.
Amém!

2 de junho de 2012

encontro 2012

Raul viana

Itoculo

Este ano o Encontro do Grupo Internacional Espiritano de Moçambique (GIEM) foi na Província de Manica. No dia 20 de maio os confrades de Itoculo e Nampula viajaram até Inyazónia. Aí pernoitamos e no dia seguinte partimos todos juntos para Marera, centro diocesano do Chimoio, para fazer o nosso retiro anual.

Depois de nos alojarmos, almoçamos e às 15h iniciamos o nosso tempo e recolhimento orientado pelo P. Theo van Zoggel, da Congregação dos Sagrados Corações. Centrados na figura de Jesus amigo da vida, judeu de nascimento, humano como nós, missionário sempre em caminho, leigo comprometido com o anúncio do Reino, homem livre e libertador… parámos, refletimos, rezámos e celebrámos. Um tempo para recarregar baterias.

No sábado dia 26 terminámos o nosso tempo de silêncio e recolhimento e voltámos a Inyazónia, de onde fomos participar na Vigília de Pentecostes em Catandica. No domingo, dia 27 de maio, dia de Pentecostes, participámos todos juntos na celebração aniversariante da nossa Congregação que Poullart des Places havia iniciado, também em dia de Pentecostes, mas a 309 anos atrás, em Paris. Uma feliz coincidência, que foi o motivo principal do nosso encontro de 2012.

Na segunda-feira, dia 28, encontrámo-nos às 8h para definir o horário e o programa dos dias seguintes. O dia ficou preenchido pela reunião do Conselho do GIEM, sendo que os restantes confrades ficaram com dia livre.

A terça-feira ficou preenchida com o tema de conhecimento básico e reflexão acerca dos projetos de desenvolvimento. Um tema apresentado pelo Damasceno e Ronan que nos ajudaram a ver como gerir metodicamente um projeto do género. Foi uma formação útil que nos permitiu a aprendizagem de técnicas que realmente funcionam, a familiarização com terminologia técnica e a compreensão daquilo que as Instituições doadores pretendem.

Para melhor compreender o assunto foram abordadas algumas entidades doadoras e o modo como elas funcionam, tais como o CESS, Kibanda, Misean Cara, NLW, Missio, RTE, Solsef, etc… De facto, a nossa atividade missionária inclui também esta dimensão de desenvolvimento global para as quais algumas organizações estão orientadas, e com as quais devemos solicitar ajuda e colaboração.

O dia terminou com a eucaristia e o jantar na casa das irmãs do Coração de Maria em Inyazónia, a quem agradecemos o convite realizado. A manhã do dia seguinte ficou preenchida pela abordagem direta e estudo do Instrumento de Trabalho do nosso Capítulo Geral de Bagamoyo 2012. Várias ideias foram refletidas e que serão desenvolvidas no decorrer do mesmo já no mês de junho.

A tarde deste último dia foi dedicada a assuntos de autossustentabilidade do GIEM e a assuntos de ordem interna a todos os membros do Grupo, tais como o tempo de férias de cada confrade e a realização do Conselho Alargado de 2013.

Por fim, concluímos o nosso encontro agradecendo o acolhimento recebido e a comunhão alcançada. Uma palavra final foi dirigida ao Ronan que está de partida para a Irlanda onde irá permanecer um ano em reflexão pessoal, e a quem desejamos um tempo fecundo de refontalização, garantindo-lhe a nossa oração e comunhão.

Depois da Eucaristia conclusiva e do barbecue fraternal, na madrugado do dia 31 de maio retomamos o caminho para as nossas casas, percorrendo mais de 1200km que distanciam Inyazónia de Itoculo.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...