22 de junho de 2012

Espiritanos em Bagamoyo

Os Espiritanos estão reunidos em Capítulo Geral na Missão de Bagamoyo (Tanzânia) de 24 de Junho a 22 de Julho de 2012.
Vindos de todos os países onde está presente a missão espiritana, somam um total de:
- 66 Delegados (14 da Europa; 5 da América Latina; 11 da América do Norte e Caribe; 27 de África; 9 do Oceano Índico, Ásia e Oceânia);
- 9 Administração Geral – Roma;
- 6 Convidados;
- 24 Funcionários.
Moçambique está representado pelo delegado Raul Viana, Superior do Grupo, e na tarefa de tradutores o Damasceno dos Reis e Alberto Tchindemba. 

A palavra «baga-moyo» da língua suaíli traduz-se por: «deitar para fora o coração». Ou seja, os escravos vindos do interior do continente africano, antes de seguirem para ilha de Zanzibar de onde eram levados para outras partes do mundo, ao chegarem na costa do Índico perdiam toda a esperança de voltar atrás. Por isso mesmo, a vida para eles terminava aqui.

Mais recentemente, Bagamoyo tem um significado especial na história de Moçambique. Foi aqui que a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) em 1963 instalou o seu primeiro campo de treinamento militar com Eduardo Mondelane a encabeçar a luta pela independência. Os acontecimentos de libertação por toda a África e as ideias deste antropólogo e sociólogo originaram uma luta de guerrilha pela independência nacional moçambicana que aconteceu a 25 de Junho de 1975.
Hoje, reunidos em Capítulo Geral, recordando esta história local, nós Missionários do Espírito Santo queremos olhar o futuro e marcar um novo ritmo para toda a Congregação que pela primeira vez realiza um encontro destes no continente africano. Isto é também um sinal que marca toda a Congregação, pois uma grande maioria dos seus membros, especialmente jovens professos, são oriundos deste mesmo continente.

Para um acompanhamento mais de perto do que se irá passar neste Capítulo Geral poderá consultar o site www.spiritanroma.org. Entretanto, quando for oportuno e possível, iremos deixar aqui uma ou outra reflexão. Para um outro tipo de acompanhamento poderá fazer com esta oração:
Pai Santo!
iluminastes com o Vosso Espírito,
os nossos Fundadores
Cláudio Poullart des Places e Francisco Libermann.

Graças a eles
e a tantas gerações de Espiritanos,
a nossa Congregação sempre se consagrou
a anunciar a Boa Nova aos pobres.

Ao celebrarmos o XXº Capítulo Geral,
em Bagamoyo, pedimos que derrameis,
com abundância, o Vosso Espírito
sobre toda a Congregação.

Ele nos una sempre mais numa única e grande família,
atenta aos sinais dos tempos.

Ele nos torne mais fervorosos,
para aprofundar e testemunhar, na Vossa Igreja,
a nossa consagração e o nosso espírito missionário.

Concedei-nos que, a exemplo de Maria
e com a força do Espírito, continuemos a proclamar
o Evangelho de Vosso Filho Jesus Cristo,
para Vossa glória e salvação do mundo
que criastes e libertastes.
Amém!

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...