encontro 2012

Raul viana

Itoculo

Este ano o Encontro do Grupo Internacional Espiritano de Moçambique (GIEM) foi na Província de Manica. No dia 20 de maio os confrades de Itoculo e Nampula viajaram até Inyazónia. Aí pernoitamos e no dia seguinte partimos todos juntos para Marera, centro diocesano do Chimoio, para fazer o nosso retiro anual.

Depois de nos alojarmos, almoçamos e às 15h iniciamos o nosso tempo e recolhimento orientado pelo P. Theo van Zoggel, da Congregação dos Sagrados Corações. Centrados na figura de Jesus amigo da vida, judeu de nascimento, humano como nós, missionário sempre em caminho, leigo comprometido com o anúncio do Reino, homem livre e libertador… parámos, refletimos, rezámos e celebrámos. Um tempo para recarregar baterias.

No sábado dia 26 terminámos o nosso tempo de silêncio e recolhimento e voltámos a Inyazónia, de onde fomos participar na Vigília de Pentecostes em Catandica. No domingo, dia 27 de maio, dia de Pentecostes, participámos todos juntos na celebração aniversariante da nossa Congregação que Poullart des Places havia iniciado, também em dia de Pentecostes, mas a 309 anos atrás, em Paris. Uma feliz coincidência, que foi o motivo principal do nosso encontro de 2012.

Na segunda-feira, dia 28, encontrámo-nos às 8h para definir o horário e o programa dos dias seguintes. O dia ficou preenchido pela reunião do Conselho do GIEM, sendo que os restantes confrades ficaram com dia livre.

A terça-feira ficou preenchida com o tema de conhecimento básico e reflexão acerca dos projetos de desenvolvimento. Um tema apresentado pelo Damasceno e Ronan que nos ajudaram a ver como gerir metodicamente um projeto do género. Foi uma formação útil que nos permitiu a aprendizagem de técnicas que realmente funcionam, a familiarização com terminologia técnica e a compreensão daquilo que as Instituições doadores pretendem.

Para melhor compreender o assunto foram abordadas algumas entidades doadoras e o modo como elas funcionam, tais como o CESS, Kibanda, Misean Cara, NLW, Missio, RTE, Solsef, etc… De facto, a nossa atividade missionária inclui também esta dimensão de desenvolvimento global para as quais algumas organizações estão orientadas, e com as quais devemos solicitar ajuda e colaboração.

O dia terminou com a eucaristia e o jantar na casa das irmãs do Coração de Maria em Inyazónia, a quem agradecemos o convite realizado. A manhã do dia seguinte ficou preenchida pela abordagem direta e estudo do Instrumento de Trabalho do nosso Capítulo Geral de Bagamoyo 2012. Várias ideias foram refletidas e que serão desenvolvidas no decorrer do mesmo já no mês de junho.

A tarde deste último dia foi dedicada a assuntos de autossustentabilidade do GIEM e a assuntos de ordem interna a todos os membros do Grupo, tais como o tempo de férias de cada confrade e a realização do Conselho Alargado de 2013.

Por fim, concluímos o nosso encontro agradecendo o acolhimento recebido e a comunhão alcançada. Uma palavra final foi dirigida ao Ronan que está de partida para a Irlanda onde irá permanecer um ano em reflexão pessoal, e a quem desejamos um tempo fecundo de refontalização, garantindo-lhe a nossa oração e comunhão.

Depois da Eucaristia conclusiva e do barbecue fraternal, na madrugado do dia 31 de maio retomamos o caminho para as nossas casas, percorrendo mais de 1200km que distanciam Inyazónia de Itoculo.

Comentários

Mensagens populares