1 de junho de 2017

Com o Espírito Santo

A vida cristã com a luz e a força do Espírito Santo tem uma marca particular e diferenciada. Atenágoras, patriarca ortodoxo de Constantinopla, no seu poema/oração sobre o Espírito Santo ajuda-nos a ver isso mesmo, e confirma-se a partir de Itoculo.



SEM O ESPÍRITO SANTO:

- «Deus fica longe». Os adivinhos, a feitiçaria e os santuários tradicionais tomam o primeiro lugar.

- «Cristo permanece no passado». Os costumes e ritos tradicionais impõem-se à novidade cristã.

- «O Evangelho é letra morta». A mudança é difícil, e ouve-se sempre o mesmo refrão: «somos pobres!».

- «A Igreja é uma simples organização». Tudo está em função dos números e estatísticas. Até os Sacramentos são por interesse.

- «A autoridade é poder». Quem manda é aquele que tem o cartão do partido, e os outros são inimigos a abater.

- «A missão é propaganda». Não há formação gratuita para quem dá, nem para quem recebe: «o que vou ganhar com isto?».

- «O culto é uma velharia». Também o material litúrgico é descuidado (livros estragados, imagens desfiguradas, capelas descuidadas, etc...).

- «O agir cristão, é uma obra de escravos». Repetem-se os casos de poligamia, adultério, divórcio, desânimo… destruição das famílias cristãs.




COM O ESPÍRITO SANTO:

- «O mundo transforma-se em Reino de Deus». Os sinais de Deus acontecem, como foi o caso do casal infértil que recebeu a imagem da Sagrada Família e foi abençoado com um filho.

- «Cristo ressuscitado torna-se presente». Aquele recém-nascido (e já órfão de mãe) é acolhido na família e recebe o apoio do centro-nutricional.

- «O Evangelho faz-se vida». Aqueles que não sabem ler, começam a soletrar, é o efeito imediato do apoio aos estudantes. Uma aposta no desenvolvimento.

- «A Igreja realiza a comunhão com Deus e com os irmãos». Estar com os mais pobres quando chegam os megaprojetos (agronegócio) e usurpação das terras.

- «A autoridade transforma-se em serviço». Trabalhar por uma Igreja ministerial que ganha mais força quando todos têm um serviço na comunidade.

- «A missão é um Pentecostes». A proposta é clara: «Jesus Cristo é o Senhor», lê-se na parte da frente de um mini-bus.

- «A liturgia é festa». Cantos e danças, ao ritmo do batuque bem animado, num colorido cheio de vida e juventude, onde o tempo não tem limite e a alegria se espelha no rosto de todos.

- «O agir humano é um agir de filhos de Deus». A fé e a fidelidade a toda a prova, como aquele marido que acompanhamos e tudo faz para que a sua esposa volte ao lar: perdão sem limites.

Assim, valorizando a ação do Espírito Santo, trabalhamos para que as situações onde Ele está ausente se transformem em vida nova. Alguma coisa vai acontecendo porque também temos a ajuda e colaboração direta de muitos amigos e benfeitores da Família Espiritana e outros. Para todos os que partilham e sintonizam com a Missão em Itoculo invocamos o Dom do Espírito Santo para continuarmos unidos, firmes e fortalecidos. Obrigado.



4 comentários:

Broda de Jesus disse...

Bem visto... boa missao e boas festas de Pentecostes

Helena Ferreira disse...

Por isso é que convidamos sempre o Espírito Santo para nos ajudar a tomar decisões :D

Anónimo disse...

Um texto curtinho e cheio de sumo. mesmo à Raul. O Evangelho e a doutrina do Espírito Santo tão bem ilustrados com imagens da missão e da vida concreta das pessoas. Damas

Anónimo disse...

Também gosto do logotipo. quero uma t-sirt com isso :) Damas

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...