2 de março de 2021

12 - «Tudo nas mãos de Deus»

Grupo/1999 

Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação… O Senhor dará ainda o que é bom e a nossa terra produzirá os seus frutos» (Sl 84, 8.13)

Este ano 1999 começou com o encontro do Grupo Espiritano de 23 a 27 de Janeiro em Netia, o qual contou com a presença do Conselheiro Geral, o P. Gabriel Mbilingi, vindo de Roma, e permanecendo em Moçambique de 20 de Janeiro a 5 de Fevereiro. No seu regresso ao passar por Maputo encontrou-se com o Cardeal D. Alexandre dos Santos que fez um pedido para ter Espiritanos na sua Arquidiocese. Também no encontro com o D. Jaime, Arcebispo da Beira, recebeu a proposta de uma paróquia a 80km numa zona a norte da Arquidiocese.

No II Encontro do Grupo estavam presentes os três confrades de Netia e o P. Benedito de Inyazónia. O P. Anthony não viajou por razões económicas, mas o P. Mbilingi exigiu a sua presença, e assim se providenciaram as condições para ele viajar e chegar a Netia, o que aconteceu no dia 26 de Janeiro. Neste Encontro, entre outras coisas, falou-se da restruturação das comunidades espiritanas, do coordenador do Grupo e da necessidade de abrir uma terceira comunidade espiritana com a finalidade de trazer mais estabilidade e consolidação ao Grupo. As cidades da Beira e Nampula foram as propostas apresentadas com a finalidade para servir de elo entre as duas comunidades existentes e de apoio logístico, sendo que o Conselho Geral se inclinou para a cidade da Beira, como revela a carta do P. Mbilingi de 13 de Março de 1999.

Na conversa pessoal com cada confrade o P. Mbilingi apercebeu-se das dificuldades de cada comunidade espiritana e mais tarde apresentou uma proposta de restruturação interna das equipas com o aval do Conselho Geral. Daqui resultou que o P. Cangeno deixou Inhazónia e manifestou o desejo de deixar Moçambique, o que aconteceu no final do mês. O P. Lawrence foi nomeado para Inhazónia viajando, mais tarde, a 3 de Maio. O P. Damasceno, em primeira afectação missionária, foi nomeado para Netia. O P. Alberto passou a assumir a tarefa de «pessoa de contacto» com o Superior Geral e o seu Conselho, como refere a mesma carta do P. Mbilingi do dia 13 de Março de 1999.

A necessidade de novos Espiritanos com mais experiência comunitária e missionária e a urgência de um líder para o Grupo capaz de ser ponto de referência e união, era uma maneira concreta de responder à dolorosa experiência comunitária dos primeiros anos em Moçambique. Vários nomes começaram a circular, entre eles o P. Bongo, angolano, o P. John Kingston e P. Paddy irlandeses, e o próprio P. Gabriel Mbilingi também se prontificou a vir para Moçambique logo que terminasse as funções de Conselheiro Geral da Congregação, mas acabou sendo nomeado Bispo de Luwena-Angola ainda antes de terminar o seu tempo de Conselheiro Geral.

Enfim, as coisas começam a mexer no sentido de trazer mais consolidação ao Grupo Espiritano de Moçambique, para que possa dar o fruto desejado, uma vez que a terra é boa e Deus sempre derrama a sua bênção.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos aqueles que trabalharam para tranquilizar e harmonizar todas as forças adversas da missão espiritana. Te pedimos que cada um de nós seja sempre um verdadeiro instrumento de paz e concórdia.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...