15 de fevereiro de 2021

11. «Abençoai-nos e santificai-nos»

 - Netia/1998

«Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do seu rosto… e chegue o seu temor aos confins da terra» (Sl 66,2.8)

Se o primeiro ano ficou marcado pelo assumir de novas responsabilidades pastorais nas dioceses, neste segundo ano começou a consolidação desses compromissos juntamente com algumas dificuldades de relação interpessoal, o que gerou, de alguma maneira, uma certa instabilidade na Missão e no Grupo Espiritano. Talvez por isso mesmo começou a ser preocupação a necessidade de uma terceira comunidade espiritana que fizesse a ponte entre as duas comunidades de Netia e Inhazónia, requerendo, para tal, novo pessoal e mais experiente na vida missionária.

Em Netia, no mês de Março chegaram duas Irmãs Ursulinas que visitaram Itoculo (Narrupe) para ver a possibilidade de uma nova comunidade religiosa na Diocese. Uma oportunidade para diminuir o isolamento de Itoculo e a necessidade de encontrar soluções para ultrapassar esta dura realidade, o que só aconteceu mais tarde com a chegada das Irmãs Espiritanas em 2005. Pois, quantas mais forças missionárias existem numa determinada área geográfica, mais possibilidades existem para responder com criatividade e dinamismo aos desafios da missão.

A nível de movimentações dos confrades, ressalta-se a viagem do P. Alberto de férias para Angola (20 de Abril a 23 de Julho), sendo uma boa parte do tempo para tratar da saúde essencial à vida missionária. Por sua vez, em Agosto, o P. Pedro foi participar como tradutor no Capítulo Geral de Maynooth (Irlanda). Entretanto, o P. Lawrence já tinha viajado o mês Março para o Zimbabwe e no mês de Julho foi fazer o seu retiro anual ao Malawi. Ainda em Agosto chegou a Netia, com a finalidade de visitar e descansar, o coordenador do Grupo Espiritano, o P. Benedito Cangeno.

A nível da paróquia de Netia, o Bispo Dom Germano fez uma curta vista pastoral nos dias 17 e 18 de Outubro, com celebrações de Crismas, que coincidiu com o dia mundial das missões. Um pouco mais tarde, no dia 1 de Novembro foi ordenado diácono o jovem Graciano Agostinho natural de Netia, fruto de sementeiras anteriores agora colhido pela comunidade espiritana.

Ainda é de ressaltar que no dia 22 de Novembro deu-se em Netia um grande afluxo de gente atacada pela cólera, o que fez com que o Posto de Saúde de Natete ficasse abarrotado sendo impressionante e doloroso ver a quantidade de pessoas a perder a vida por falta de soro fisiológico. A precariedade da vida era uma nota muito saliente no dia-a-dia das pessoas da missão de Netia, e de Moçambique em geral.

Enfim, este segundo ano da presença espiritana, bem como uma parte do ano anterior, ficou ainda marcado por inúmeras formações realizadas pelos confrades a nível da Diocese e nas Congregações Religiosas, com retiros e formações de noviças e postulantes. Concretamente, o P. Pedro e o P. Alberto multiplicaram-se nestes encontros formativos como forma de apoiar a Igreja local. 

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos a bênção para todas as pessoas que se cruzarem connosco e que a nossa vida seja um sinal da tua presença para todos eles. Faz de cada um de nós uma testemunha fiel do teu amor para vivermos intensamente a missão que nos confias aqui e agora. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...