3 de fevereiro de 2021

2- «EIS-ME AQUI, ENVIA-ME»

 - ano 1995

«Então, ouvi a voz do Senhor que dizia: «Quem enviarei? Quem será o nosso mensageiro?» Então eu disse: «Eis-me aqui, envia-me.» (Is 6,8)

A missão espiritana em Moçambique começou com um «sim» afirmativo ao pedido de dois bispos moçambicanos, como duas sementes lançadas à terra missionária de Nacala e Chimoio.

Dom Francisco Silota, bispo do Chimoio, conhecendo os espiritanos de Mutare (Zimbabwe) tudo fez para ter uma comunidade espiritana para a sua diocese. Apresentou oficialmente o pedido ao Superior Geral numa visita a Roma (1994), o qual foi acompanhado por Dom Germano Grachane, bispo de Nacala, que também precisava de missionários, pois eram duas dioceses recém-fundadas. 

Os pedidos foram levados ao Conselho Geral Alargado de Dakar (1995) que analisou e aprovou visto corresponderem ao carisma espiritano de primeira evangelização e apoio às Igrejas com dificuldades de obreiros. Decidiu-se então que o pessoal para a abertura das duas comunidades espiritanas ficava à responsabilidade das Províncias espiritanas de Angola, Nigéria e Portugal.

Num primeiro momento os padres Jerónimo Cahinga, Provincial de Angola, e José Manuel Sabença, em representação do Superior da Fundação Centro-Sul de África (SCAF) na África do Sul, fizeram uma visita às referidas dioceses e deram o seu parecer favorável e a pertinência de uma verdadeira inserção missionária. Depois o P. Benedito Cangueno que, tendo visitado também as duas dioceses e, baseando-se nos relatórios anteriores, acabou por escolher as paróquias de Inyazónia (Chimoio) e de Netia (Nacala) para iniciar a missão espiritana em Moçambique.

Uma vez escolhidos os lugares e com o pessoal já nomeado por cada uma das Províncias espiritanas, foi organizado um encontro de toda a equipa em Lisboa no mês de Setembro de 1996, coordenado pelo P. Bernardo Bongo. Embora faltasse o P. Anthony Ahamba, foram formadas as duas comunidades na presença do P. James Divine, Superior da SCAF, que assim incluía o Grupo de Moçambique como membro da Fundação juntamente com a África do Sul, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos por todas as Igrejas cristãs com falta de pessoal missionário, por todos os que planeiam e sonham uma Igreja bem estruturada, por todos os que se esforçam por construir uma «Igreja em saída», por todos os que são solidários e dizem com coragem: «Eis-me aqui, envia-me!».

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...