3 de fevereiro de 2021

9- Unidos no amor de Deus

- 1997

«Caríssimos, edificando-vos uns aos outros sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orando ao Espírito Santo, mantende-vos no amor de Deus, esperando que a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo vos conceda a vida eterna. Tratai com misericórdia aqueles que vacilam». (Judas 1,20-22a)

Desde o princípio o projecto missionário dos Espiritanos em Moçambique estava sob a responsabilidade directa do Superior Geral e do seu Conselho. Uma e outra vez ecoaram pedidos de mais presença e proximidade para um maior apoio e animação. Assim, na segunda quinzena de Agosto de 1997 o Superior Geral, P. Pierre Schouver, visitou oficialmente o Grupo de Moçambique e aproveitou para participar no Primeiro Encontro do Grupo em Inhazónia de 20 a 27 de Agosto. Foi uma oportunidade para estar com os confrades e ver no terreno a melhor maneira de levar à frente a missão espiritana de Moçambique. Ao falar com cada confrade percebeu algumas dificuldades que deixou expressas numa carta escrita a partir de Maputo, quando regressava a Roma, onde concluiu que teve uma «impressão muito positiva» do Grupo.

Nesta carta endereçada aos confrades de Inhazónia (Benedito e Anthony) com uma cópia enviada para a comunidade de Netia, dando a entender que as mesmas recomendações são para ambas as comunidades espiritanas, ele partilhou as suas impressões gerais da visita a Moçambique e deixou algumas «exortações» para a vida missionária. Salientou, também, o esforço de aprendizagem da língua portuguesa e das línguas locais, a integração no trabalho eclesial e os arranjos nas respectivas residências. Um outro desafio apontado foi a constituição de «comunidades internacionais e interculturais» como uma verdadeira aventura missionária que é preciso «cuidar e construir» cada dia.

Apoiado nas palavras Jesus quando Pedro regressava da pesca com os seus colegas numa noite fracassada, insistiu que estas mesmas palavras se aplicam aos espiritanos de Moçambique: «volta a lançar as redes» (Lc 5,4). Ou seja, deixou um apelo para não desanimar nas tarefas de cada dia, mas confiar e ter coragem de arriscar de novo para «uma nova pesca». Acima de tudo foi uma forma de incutir mais esperança em quem estava um pouco desapontado com as dificuldades iniciais da missão em Moçambique.

E concluiu com três exortações bem práticas: «continuar os esforços para estar próximo do povo a quem foram enviados, com grande respeito pelos pobres, falando com eles na sua língua, estudando e tomando iniciativas sempre com eles; continuar os esforços de estar perto do Senhor através da oração diária pessoal e comunitária; continuar os esforços para viver juntos uma vida fraternal, tirando tempo para sentar juntos e comunicar entre si».

O apelo a edificar na fé e a manter-se firme no amor de Deus como forma de responder fiel e criativamente aos desafios da missão, foram as palavras e a presença amiga dos outros dois Superiores Gerais, Jean-Paul Hoch (Dezembro de 2010) e John Fogarty (Dezembro de 2019) que visitaram oficialmente o Grupo de Moçambique.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos que nos envies o Espírito Santo para que nos mantenha unidos no amor de Deus através do serviço generoso e comprometido com os mais pobres, marcados pela misericórdia, a paz e a alegria de viver juntos como discípulos-missionários. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...