20 de dezembro de 2010

uma visita fraterna


Raul Viana
Itoculo



De 8 a 18 de Dezembro tivemos a visita fraterna do Superior Geral – Jean-Paul Hoch – e do Conselheiro Geral – John Kingston. Foi um momento de graça e de comunhão neste tempo que antecede o Natal.

A visita iniciou-se na comunidade espiritana de Nampula, passando depois para Itoculo através de um encontro inter-comunitário na Cabaceira, seguindo para a Beira e posteriormente em Inyazónia, onde se concluiu. Apesar de ser uma visita breve, não deixou de ser intensa e interessante. Assim mesmo estamos agradecidos e confortados na missão espiritana, unidos «num só coração e numa só alma».



Ainda que limitada pela brevidade do tempo, houve momentos para uma inserção comunitária e pastoral, de convivo fraterno e amigo, de partilha franca e conselheira, de celebração simples e profunda.

Para nós, comunidade de Itoculo, foi um feliz culminar das visitas recebidas (do exterior) neste ano de 2010. Com a inauguração do Lar Feminino das Irmãs Espiritanas tivemos a visita do P. Tony Neves e do Faustino Monteiro, que foi antecedida por uma outra visita do leigo Rui Rodrigues. Depois foi a visita do P. Zé Manel - Provincial de Portugal – e do P. Joaquim Pároco da Penajoia. Tudo isto a par da chegada da voluntária missionária Ernestina Falcão, professora de Biologia que permanecerá connosco até Agosto de 2011; da partida em Novembro do estagiário Elson Lopes (cabo-verdiano) e da chegada em Dezembro de outro estagiário espiritano Vicent Akpabi (ganês) ainda às voltas com o português.

Com todas estas chegadas e partidas vivemos assim a missão e a todos estamos agradecidos. Para aqueles que gostariam de ter cá chegado e não puderam, reforçamos a nossa comunhão e sentido missionário. Para aqueles que por cá passaram e aqui viveram um abraço de saudade e esperamos o regresso.

A todos um SANTO e FELIZ NATAL.

3 comentários:

P. Miguel BESSE disse...

Obrigado Raul pelas informaçoës desta visitas, do Conselho Geral, e tambem das outras mais. Feliz natal a todos.

Vale da Sancha:LIAM. disse...

Boas Festas...

Anónimo disse...

tiverem todas essas visitas porque sois abertos e acolhedores.
nunca senti tão bem numa comunidade como senti na vossa.
espero voltar um dia.
força ai que a missao continua.
eu acabei de chegar a França para a nova etapa.
um abraço a todos
Elson

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...