20 de agosto de 2012

50 anos de Netia

Raul Viana
Itoculo

A Missão-Paróquia de Netia festejou 50 anos de evangelização. Em 1957 o P. Victor, missionário comboniano, iniciou os primeiros contatos com o povo de Netia. Constituíram-se pequenas comunidades na área do Posto Administrativo do mesmo nome. E em 1962, já com a ajuda do Ir. Catarino, construíram-se algumas estruturas materiais e foi ereta canonicamente a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Netia.

Para comemorar estes 50 anos a Missão-Paróquia organizou uma celebração festiva no dia 19 de Agosto de 2012, que contou com a presença do Bispo diocesano, D. Germano Grachane, vários padres diocesanos e religiosos, Irmãs Religiosas de diferentes Congregações e muito povo cristão, jovens e adultos, velhos e crianças. Nós, espiritanos de Itoculo também estivemos presentes.


Afinal, foi precisamente nesta Missão-Paróquia que iniciamos a nossa presença missionária em Moçambique no ano abençoado de 1996. Os PP. Alberto Tchindemba (angolano), Pedro Fernandes (português) e Lawrence Nwaneri (nigeriano) foram os pioneiros. Depois seguiram-se os PP. Damasceno dos Reis (português) e Guillermo Gil Torres (mexicano). Três estagiários Tiago Barbosa (português), António Matias (angolano), Saturnino Afonso (cabo-verdiano) e um jovem voluntário Christophe (francês) também passaram e viveram nesta Missão.


Apesar de ser uma presença missionária de curta duração (de 1996 até 2004) ela marcou este povo pelo empenho na evangelização e animação das comunidades, pelo incentivo à educação com a criação das escolinhas e no apoio à saúde, especialmente nas zonas mais distantes do centro. Assim mesmo foi recordado nos diferentes discursos proferidos.

Devido a ser uma Missão-Paróquia bem estruturada com cristãos maduros e comprometidos, e com condições materiais suficientes, depois de um diálogo concertado, achou-se por bem entregar esta Missão-Paróquia ao Padres diocesanos e assumir um novo projeto na atual Paróquia de Itoculo onde nos encontramos desde 2004. Na verdade, cerca de um terço da  Paróquia atual de Itoculo já era assistido a partir de Netia.

Netia conta hoje com dois Padres diocesanos moçambicanos (PP. Gasolina e Pilali) e uma comunidade de Irmãs Agostinianas. Como Equipa Missionária dão continuidade ao projeto inicial na área da educação e da saúde, bem como da evangelização das comunidades, as quais continuam a necessitar de assistência permanente.

Recentemente foi inaugurado o Centro Paroquial com capacidade para acolher e formar animadores cristãos e outros agentes sociais. Uma biblioteca e uma sala de informática são outros elementos que compõem este mesmo Centro. A participação ativa da Paróquia para esta construção mostra a vitalidade dos seus cristãos, ainda que ajudada por organismos externos.

Os cristãos de Netia estavam muito felizes por este aniversário. Nós, enquanto Congregação que aqui trabalhou e viveu, também nos alegramos, de modo especial, ao contemplar o crescimento humano e cristão de toda a Missão-Paróquia. Resta apenas desejar que este ano jubilar seja fecundo em novos compromissos missionários e cristãos no seio de cada família e de cada pessoa na Missão-Paróquia de Netia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao povo de Netia, aos missionári@s combonian@s, às irmãs Agostinianas e aos padres diocesanos. E também aos espiritanos por quase 7 anos de contributo ao longo destes 50!
Damas

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...