Celebração em Mweravale

Mensagem pela passagem dos 20 anos da morte do Irmão Alfredo Fiorino, Missionário Comboniano.
 
Queremos desde já saudar o Senhor Bispo e toda a Família Comboniana por estarem cá presentes para lembrar esta data de desaparecimento físico do nosso irmão.

Meus irmãos! Em reconhecimento do Irmão Alfredo Fiorino façamos agora um momento de silêncio orando por ele, e com ele, ao Deus da vida…

O irmão Alfredo Fiorino foi morto numa emboscada pelos militares da Renamo na manhã do dia 24 de Agosto de 1992, quando voltava de Nacala-Porto. Ao chegar a este lugar os guerrilheiros lhe atacaram e mataram imediatamente. Ele vinha sozinho de carro, sem levar pessoas ou material, e assim foi morto inocentemente.

Caríssimos! Pensando nesta partida inesperada e violenta do Irmão para a casa do Pai, isto nos mostra eu hoje também nós devemos estar preparados para viver e aceitar qualquer situação imprevista.

A guerra dos 16 anos fez desaparecer muito irmãos e irmãs que todos bem conhecemos. Isto aconteceu em vários pontos do nosso país, em particular, aqui mesmo em Mweravale. Neste sentido, lembramos também a Irmã Teresa, missionária comboniana, e muito outros irmãos que até nem conseguimos dizer todos os nomes, mas que também derramaram inocentemente o seu sangue junto com o Sangue de Cristo.

A Paróquia de Itoculo que viveu estes tristes acontecimentos sempre pensa no sangue aqui derramado. Hoje estamos a viver outras situações também muito tristes e de sofrimento, pois são muitos os acidentes de carro que acontecem nesta estrada de Mweravale e que matam os nossos familiares. Nós sentimos que não estamos seguros com a grande velocidade que os carros e camiões andam nesta estrada, e gostávamos que as autoridades nos ajudassem resolver este problema.

Caríssimos presentes, nós os cristãos desta zona respeitamos muito o sangue aqui derramado, mas também lamentamos muito os estragos que algumas pessoas estranhas fizeram nos marcos que assinalam o lugar onde morreram estes nossos irmãos. Será sempre um espaço sagrado que vamos manter, por isso também já construímos a nossa capela-igreja de Mweravale, que nos ajuda a recordar isso mesmo.


Nós os cristãos desta Região, e da Paróquia de S. José de Itoculo, para recordar todos os missionários mortos nesta área, especialmente o Irmão Fiorino e a Irmã Teresa, e juntamente com eles todos os cristãos e outros mortos durante a guerra civil, gostávamos de construir ainda um outro monumento ou um santuário em recordação deles e em sinal de paz. Por isso, pedimos aos Missionários Combonianos e aos familiares do Irmão Fiorino para nos apoiarem nesta iniciativa, para daqui a 5 anos celebrarmos juntos os 25 anos da Paz em Moçambique.

Acreditamos que o sangue derramado inocentemente nestas terras não foi inútil, nem será esquecido, mas é para nós um exemplo de total entrega a Deus na nossa fé cristã, onde Jesus Cristo nos mostra o verdadeiro caminho, e nos convida a seguir sempre iluminados pelo seu Espírito Santo.

Terminamos esta mensagem com um agradecimento sincero a todos os irmãos que trabalharam para a realização desta celebração de recordação, e a todos os presentes que se deslocaram até aqui, o nosso muito obrigado.

Animador Regional do Congo, em representação de toda a Paróquia
António Salimo

Mweravale, 24 de Agosto de 2012.

Obrigado.

Comentários

Mensagens populares