29 de abril de 2019

Um sorriso no olhar


                                   

Já passaram 3 meses desde que pisei pela primeira vez esta Terra Santa! Itoculo é mesmo uma terra de alegria, de amor, de sonhos. Ao largar tudo e vir para aqui, jamais imaginei sentir esta alegria imensa. Que bênção tão grande é ter a oportunidade de partilhar o meu dia com estas crianças, com estes jovens, com estes papás e mamãs!


Adorava conseguir explicar-vos aquilo que sinto, mas acho que há coisas que, por mais que tentemos, nunca vamos conseguir expressar por palavras. Os sorrisos, os gestos, a alegria, a boa disposição, o “Bom dia, Mana Gabi”, ou então as crianças da escolinha a gritarem “ Mana Gabi, Mana Gabi!”, tudo isso me enche o coração e tudo isso é impossível de partilhar, porque é algo que me ultrapassa verdadeiramente. É algo que me faz transbordar de amor, de alegria e de paz. É isto que me faz sempre vibrar todos os dias e estar verdadeiramente pronta para o desafio de ser missionária em Itoculo.

                                              



O sentimento de partilha vivido nesta missão é uma constante no meu dia-a-dia. Partilhar tudo e com todos.

Estar em missão é ter a disponibilidade total para este povo. É saber que, independentemente de tudo aquilo que eu possa contribuir para este povo, quem vai aprender mais, serei sempre eu. Aprender a dar aquilo que pensava que não tinha, a partilhar a minha alegria, mas também as minhas tristezas. Partilhar este dom que é a vida. E há coisa mais bonita do que esta? Ver a vida na sua simplicidade, nas pequenas maravilhas, nos pequenos gestos, ver a vida nos outros. Itoculo tem-me ensinado que tudo é possível, mesmo quando alguma coisa corre mal, há sempre solução para tudo. Não há stress, não há pressões para sermos melhores que os outros. O mais importante é sermos sempre a melhor versão de nós próprios!

Abraçar a missão não é apenas largar tudo e vir. Abraçar a missão é ter a capacidade de saber que existirão dias muito bons e dias em que as coisas não correm assim tão bem. Ser missionário é ter esta capacidade de dar valor às coisas que realmente são essenciais na nossa vida. Ao longo destes últimos três meses, tenho crescido e tenho descoberto em mim coisas que não sabia ser capaz de fazer.

A missão também me trouxe alguém muito especial. Quando me disseram que ia partir em missão com a Cristina (que esteve em Itoculo em 2018 e voltou em 2019) fiquei mesmo muito feliz, mas sou ainda mais feliz agora por poder partilhar esta missão com ela! Deus realmente sabe aquilo que faz e estou muito grata por ter colocado a Cristina no meu caminho. “Estranhas” ou não, o que é certo é que somos muito felizes juntas e não posso nem me atrevo a pedir mais!

                                             

Viver a missão tal como ela é, com sorrisos, lágrimas, com alegria, com sofrimento, não é fácil. Mas, como diz o Padre Raúl, se fosse fácil estavam cá outros. Por isso, esta entrega exige tanto de nós que, só confiando em Deus e confiando uns nos outros, é que conseguimos levar a Paróquia para a frente. Sinto-me mesmo em casa e devo-o sem dúvida à extraordinária Equipa Missionária de Itoculo! Obrigada, Itoculo, por seres a minha casa, uma casa onde acima de tudo há muito amor e muita alegria! Este ano de 2019 vai ser mesmo especial e vai ficar para sempre marcado na minha vida.

                                        


Vou-te mostrar que as árvores riem pra ti
Vou-te mostrar que as estrelas dão sinais de si
Vou-te mostrar que o sol te aquece e te abraça
E que tudo não passa do saber viver a contemplar

Olha à tua volta e pensa em Deus
Aquele que deu tudo e tudo aos seus
Entrega o teu estar e o teu olhar
E sem o reparar, Ele vai-te abraçar
Vai-te ajudar….

Vou-te mostrar que isto basta pra viver
Vou-te mostrar que nada mais tu vais querer ter
Que nada mais tu vais querer ser
Apenas aquele que quer crescer

Olha à tua volta e pensa em Deus
Aquele que deu tudo e tudo aos seus
Entrega o teu estar e o teu olhar
E sem o reparar, Ele vai-te abraçar
Vai-te ajudar….

Mpáká Nihiku Nikina!
Gabi

3 comentários:

Helena Ferreira disse...

Finalmente ❤️ Descobrirmos a melhor versão de nós próprios, que bem resumido ��

Raul Viana disse...

#ESTRANHAS#
Acho que merece uma explicação mais pormenorizada.
Mesmo assim parabéns pela partilha.
Estamos juntos.

Ernestina Falcão disse...

Lindo, lindo Gaby. OBRIGADA pela partilha.
Que saudades...
Eu não te disse que ias ser feliz em Itoculo?
A ALEGRIA é, de facto, um sentimento maior que brota do AMOR.
Ernestina

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...