24 de maio de 2020

4º Dia: VINDE ESPÍRITO SANTO PACIFICADOR



- Força da mansidão

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
- e acendei nele o fogo do vosso amor.
Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado
- e renovareis a face da terra.
Ó Deus, nós vos louvamos e bendizemos pelo Espírito de PAZ. Despojai-nos das nossas armas de ódio e orgulho e fazei cair os nossos muros para construirmos pontes de paz e bem, de justiça social e comunhão fraternal.
- Ámen.

1.     SITUAÇÃO existencial:
São inúmeras as vítimas dos ataques no centro e norte de Moçambique. Em especial na Província de Cabo Delgado, uma multidão de deslocados, obrigados a fugir do perigo que ameaça as suas casas e as suas vidas. Sofrem a incerteza de cada dia, sem teto nem comida, vivendo da caridade vizinha. Também são muitas as vítimas mortais causadas pelos malfeitores que matam e destroem aldeias inteiras. É grande a dor dos 52 jovens mortos a sangue frio por recusarem integrar as fileiras dos criminosos. Em nome da paz preferiram morrer, são bem-aventurados.


Manifestantes contra a morte de 52 jovens em Cabo Delgado

2.     ORAÇÃO de um deslocado:
Senhor, hoje tive de fugir com toda a minha família
deixando para trás tudo o que fazia parte
da minha vida diária,
a minha casa com os animais e as plantas que cultivava.
Os bandidos queimaram toda a aldeia, não resta nada.
Só o choro e a dor estão no meu coração.
Mesmo assim fui acolhido numa casa amiga,
não sei para quantos dias, não sei o meu futuro,
porque é grande a dificuldade para sustentar
toda a gente.
Os meus irmãos que não conseguiram fugir,
simplesmente foram mortos e abandonados.
Esta violência é grande
e parece não preocupar os governantes,
mas o nosso sofrimento é ainda maior
e não sabemos como vencer.
Envia sobre nós o Espírito Santo de amor e paz,
que Ele transforme o coração dos malfeitores,
sensibilize a mente dos nossos governantes
e nos faça crescer na paz e no bem.

3.      LEITURA da Carta de São Tiago (3,13.17-18)
«Existe alguém entre vós que seja sábio e entendido?
Mostre, então, pelo seu bom procedimento, que as suas obras estão repassadas da mansidão própria da sabedoria. Mas a sabedoria que vem do alto é, em primeiro lugar, pura; depois, é pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia; e é com a paz que uma colheita de justiça é semeada pelos obreiros da paz».


Meditação / cântico

Interiorizar:
- Pensar e agir com sabedoria significa promover a paz e o bem.
Refletir:
- As vítimas da guerra e do ódio fazem parte da minha oração diária?

4.     PRECES:
A Deus-Pai que nos envia o Espírito Santo digamos confiantes:
Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Pacificador!

Espírito Santo de Sabedoria, Amor e Paz,
- vinde e comprometei todos os responsáveis das nações na busca do bem comum, da justiça e da paz.

Espírito Santo de Sabedoria, Amor e Paz,
- vinde e confortai os deslocados, feridos pela malvadez dos homens e suscitai ações de bondade e solidariedade naqueles que acolhem quem não tem casa nem pão.

Espírito Santo de Sabedoria, Amor e Paz,
- vinde e protegei-nos do «vírus da guerra» e desta nova doença que nos deixa em situação de grande risco.

Espírito Santo…

Pai-nosso…

5.     ORAÇÃO FINAL:
Virgem Mãe,
aceitai a oferta que vos faço de mim mesmo.
Dai-me ao Espírito Santo.
Quero consagrar-me inteiramente a Ele
e ao vosso coração.

Ave-Maria…
Glória ao Pai…

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...