13 de maio de 2020

TALVEZ UM NOVO CAMINHO


Este tempo de paragem e mudança de actividade tem contribuído, entre outras coisas, para alguma reflexão pessoal. É neste sentido que partilho este texto. A vida tem os seus imprevistos e contradições. Agora estamos em tempo de Covid19. Talvez outras coisas deveriam ser aqui consideradas, mas fiquemos assim mesmo com o que se segue.


Após dois anos de preparação, a Paróquia iniciou o ano 2020 com a abertura da quarta Região paroquial de Itoculo. Essencialmente, tratou-se da criação do novo centro regional de São Paulo - Monetaca, na parte sul da grande Região de Djipwi. Desta nova organização surgiu também uma nova Zona paroquial da Senhora da Graça, devido aos necessários ajustes das comunidades por Regiões.

Com a abertura desta nova Região, celebrada a 26 de Janeiro, deu-se início a um novo esquema de trabalho pastoral com encontros de formação ministerial, bimensal, às sextas e sábados nas regiões. Reservamos as quartas-feiras para encontros e celebrações nas comunidades, além dos domingos, tendo em vista uma maior proximidade à vida real das mesmas. Uma nova grelha e dinamismo pastoral estava dando os primeiros passos.

Tudo isto foi acompanhado de um Plano Paroquial bem estruturado e divulgado, concluído no Conselho Paroquial em finais de Janeiro. Com base nas orientações da Diocese, este Plano centrava-se na temática da vida comunitária e educacional. A atenção à vida espiritual das comunidades, o reforço da catequese, a animação das comunidades a partir das imagens sagradas que recebemos e que as comunidades se preparavam para acolher, as túnicas dos ministros de acolhimento, entre outras coisas, estavam sendo elementos deste novo dinamismo pastoral de 2020. Igualmente, o apelo a um maior compromisso pessoal e comunitário na educação escolar, o lançamento das escolinhas (pré-escolar) nas comunidades, o apoio em material escolar a todas as crianças da Primeira Classe de Itoculo (com o Projecto+)… estavam a ganhar nova força para um compromisso social nesta área.

Em conjunto com tudo isto, já se tinham realizado as inscrições na catequese, e agora estava em curso o ano catequético. Cerca 4.200 inscritos, ou seja, mais de mil catecúmenos que o ano anterior, com 290 grupos de catequese, era outro sinal de que as coisas estavam a avançar e havia grande esperança numa caminhada catecumenal bem acompanhada, onde estes primeiros meses do ano também seriam os mais proveitosos para todos. Mas, entretanto, tudo mudou e tudo ficou parado.

Mais ainda, o início do ano ficou marcado com o regresso das duas leigas voluntárias missionárias (Gabi e Cristina), e no final de Fevereiro recebemos mais três Irmãs Espiritanas (Teresinha, Augustina e Dorcas) para integrar a Equipa Missionária de Itoculo, totalizando agora 11 membros: 3 padres, 6 irmãs e 2 leigas missionárias. Ou seja, uma grande equipa para dinamizar toda a pastoral e ainda muitos outros trabalhos sociais e locais. Mas também toda esta equipa, a maior da Diocese, foi travada na sua ação pastoral e parou, ou quase parou.

Enfim, estes e outros sinais prometiam um ano pastoral excelente. A vontade de vencer e avançar era grande, a ‘máquina’ estava em pleno andamento… mas tudo foi forçado a parar. Muita energia foi despendida neste novo ano pastoral, muito investimento foi aplicado pessoalmente, grandes expectativas pairavam no ar. E agora? O que fazer agora? O que significa tudo isto? Como retomar a pastoral?... Talvez sejam perguntas a mais… Talvez fomos demasiado humanos... Talvez Deus nos quer dizer mais alguma coisa… Então, só nos resta escutar e seguir de novo, retomar o caminho, talvez um novo caminho.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...