4 de maio de 2020

Gratidão, Coragem, Sem Fadiga, Louvor


Partilha da Ir. Tatiana, responsável paroquial das Vocações em Itoculo, na Celebração do Domingo do Bom Pastor, no 1º Domingo de Maio, também, Dia da mãe.


Hoje celebramos o Dia Mundial das Vocações.

Neste dia lembramos a nossa própria vocação, quando fomos chamados e o percurso da nossa caminhada até hoje. Sendo assim, vou partilhar a Mensagem do Papa para este Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

A primeira vocação do homem é vocação à vida, porque a vida é dom de Deus e a vocação também é dom de Deus para acolher a vida e gerar a vida.

A primeira palavra da vocação é GRATIDÃO, diz o Papa Francisco. Quando fazemos uma aventura com Jesus é Ele que toma a iniciativa, é Ele que chama. Ouvimos no Evangelho que o Senhor caminha sobre as águas e convida Pedro para vir ao seu encontro (Mt 14,29-33). É o Senhor que nos indica a margem para onde vamos.

Recordamos que a vocação é a resposta a uma chamada gratuita do Senhor. Por isso será possível descobri-la e abraçá-la quando o coração se abre à gratidão, e sentir a passagem de Deus pela nossa vida.

CORAGEM é a palavra que Jesus dirige aos discípulos quando ficam incrédulos e assustados. A mesma incredulidade pode estar em nós quando estamos para abraçar a vida, quer seja no sacerdócio quer na vida consagrada, diz o Papa.

Podemos fazer algumas perguntas:
- Estou no caminho certo?
- Estou a viver a minha vocação na alegria com os outros?

O Senhor sabe que uma opção fundamental exige coragem. Por isso Ele conhece as nossas dúvidas e as nossas dificuldades que agitam o barco do nosso coração, e Ele nos acalma. «Não tenhas medo! Eu estou contigo. Coragem, sou eu! Não temais!» Nunca deixemos estas palavras de Jesus, elas devem acompanhar sempre a nossa vida e o nosso caminho vocacional.

Na verdade Jesus está sempre connosco e Ele caminha connosco, mas muitas vezes não O reconhecemos. Devemos rezar para descobrir a presença de Jesus na nossa vida. Ele é a fonte da nossa vocação.

TRIBULAÇÃO. O Papa prefere chamar de FADIGAS, se nos deixamos levar pelas responsabilidades que nos esperam e pelas adversidades que surgirão, logo desviaremos o olhar de Jesus, como Pedro, arriscamos e naufragamos. Nós devemos caminhar ao encontro do Senhor Ressuscitado e venceremos as próprias tempestades. Ele estende-nos a mão quando, por medo, corremos o risco de afundar e dá-nos o ardor necessário para viver a nossa vocação com alegria e entusiasmo.

LOUVOR quando estamos no meio das dificuldades. Jesus está no meio de nós para acalmar o vento e aplacam-se as ondas da nossa vida. Jesus está ao nosso lado. Então a nossa vida, mesmo no meio das ondas, abre-se ao louvor.

Nós estamos ao serviço das vocações para que cada um descubra com gratidão a chamada que Deus lhe dirige. Assim, neste dia rezemos pelas vocações da nossa Paróquia e do mundo inteiro, para que o Senhor nos conceda e convide jovens para a Sua messe.

Para terminar, nós missionários devemos olhar sempre para jesus que nos chama e nos acolhe na nossa caminhada vocacional.

Depois no momento das preces lembramos cada um dos jovens em formação e compromisso de consagração religiosa, na Paróquia de Itoculo:
1. Juma Mário: professo dos Missionário da Consolata, a estudar Teologia na África do Sul;
2. Argentina Alfredo: professa das Missionárias do Espírito Santo, no Haiti;
3. Viheni Muthanapahi: professo do Frades Franciscanos, a estudar Filosofia na Zâmbia;
4. Albertino Raimundo: noviço dos Verbitas no Gana;
5. Nelson Abibo: postulante dos Missionários do Espírito Santo, a estudar Filosofia em Angola;
6. Felisberto Mário: seminarista diocesano a estudar Filosofia em Nampula;
7. Mossito Molipiha: jovem postulante no Irmãos de La Salle a estudar no Quénia.
8. Ezequiel Seta: jovem postulante do Missionários de África a estudar Filosofia no Malawi
9. José Sebastião: seminarista diocesano a estudar Filosofia em Nampula;
10. Jacinta Florindo: jovem pré-postulante das Irmãs Espiritanas em Itoculo;
11. Artina Carlos: jovem pré-postulante das Irmãs Espiritanas em Itoculo;
12. Gelito Pedro: jovem pré-postulante dos Orionitas em Maputo;
13. Pedro Hilário: jovem pré-postulante no Propedêutico dos Capuchinhos em Quelimane.

1 comentário:

Unknown disse...

Koxukhuru majebe por lembraem de nós. Rezem sems.Rezem sempre por nós, e nós faremos isso por vós para juntos caminharmos.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...