27 de novembro de 2010

miyo korowa (eu já vou)

Elson Lopes
Itoculo



E com isto já lá vai um ano de estágio, aqui neste Itoculo moçambicano. Parece que ainda foi ontem... Mas a vida é assim mesmo: chegar e partir.
Cheguei para fazer uma experiência missionária, para aprofundar a minha vocação missionária, procurando conhecer melhor em que consiste ser missionário.
Cheguei para estar com este povo macua, com as suas alegrias e tristezas, sucessos e dificuldades… e juntos partilhamos tudo isto.
Cheguei para dar-me e doar-me… e no entanto muito recebi.
Assim parto com o coração partido!
Parto com uma fé mais madura e um espírito mais enriquecido.
Parto com alegria por poder experimentar, viver e saborear a alegria da vida missionária.
Parto agradecendo a Deus por esta oportunidade e por este povo maravilhoso e acolhedor.
Parto também picado pelos mosquitos, sabendo, por experiência própria, o que é malária.
Parto deixando uma parte de mim e levando um parto dos outros ...
Parto na esperança de um dia voltar, pois como diz um escritor cabo-verdiano “si ka bado ka ta birado”.
Aproveito para agradecer o acolhimento e a alegria contagiante de toda a equipa missionário de Itoculo e de modo particular os padres Raul e Damasceno, com quem vive durante este ano.
Miyo korowa masi murim’aka enahala momu. Koxukuro atthu othene ! (parto mas deixo cá o meu coração. Obrigado a todos!)

1 comentário:

Miguel disse...

Obrigado pelas palavras de esperanza e fé! E parabems para o que sigue! A vida missionaria continua.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...