26 de junho de 2011

encontro do grupo espiritano

em moçambique


Raul Viana


Itoculo


De 20 a 25 de Junho tivemos o nosso encontro anual. Somos três comunidades que nestes dias formamos uma única comunidade espiritana.



O primeiro dia ficou marcado pelas viagens. Da comunidade de Inyazónia (Chimoio) chegaram o P. Damien (Rep. Centro Africana), os jovens estagiários Joseph (Malawi) e o Eduard (Ghana), e os PP. Godefroy (Congo K.) e Nicholas (Zambia), aprendizes de português na Cidade da Beira. Da comunidade de Nampula chegaram o Ir. Ronan (Irlanda), o P. Chrislain (Congo B.) e o jovem estagiário Isaac (Paraguay). Em Itoculo os PP. Damasceno e Raul (Portugal), o P. Desmond (Irlanda) e o jovem estagiário Vincent (Ghana) prepararam e acolheram os que chegavam. Estavam ausentes os PP. Yves (França) e o Alberto (Angola).


No segundo dia, depois de recuperados da viagem, em especial aqueles que precisaram de 17h para chegar, fizemos uma visita local à povoação itoculense. Iniciamos formalmente o nosso encontro relembrando as palavras do Superior Geral na sua carta de Pentecostes: «o espiritano não é definido pelo que faz, nem pelos locais de trabalho, mas por três qualidades fundamentais que fazem dele uma pessoa “laboriosa” (quer dizer trabalhadora), “capaz” (ou seja competente) e “desinteressada” (isto é disponível).»


O terceiro dia ficou marcado pela partilha dos mais velhos e dos mais novos, alguns recentemente chegados. Conhecer a nossa história, partilhar o nosso viver, pensar o nosso futuro… foram assuntos que nos preencheram completamente.


Para mudar de ambiente, aproveitamos o quarto dia para sair de casa e visitar a Ilha de Moçambique, o berço da nacionalidade moçambicana. Sentindo os ares do Índico, não resistimos a um mergulho na praia da Cabaceira.

O quinto dia começou com uma reflexão e meditação a partir de uma carta de Libermann cheia de bons e sábios conselhos para a vida missionária (in ND VII, p.191-195). O fim o dia ficou marcado pela celebração Eucarística com Renovação de Votos do estagiário Joseph e o convívio final que avançou pela noite dentro.


Terminado o Encontro do Grupo cada comunidade logo de madrugada regressou ao seu local de missão. Enfim, foi um encontro intenso e bem vivido com espírito jovem e alegre, onde não faltou o compromisso e comunhão para viver a nossa missão espiritana em Moçambique. Que o Espírito Santo seja sempre a nossa força e a nossa luz.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelas fotos vê-se que estavam animados mas isso é normal em Itoculo, e nao só, pois trabalha-se mas também brinca-se. um abraço a todos
Elson

Michel Besse disse...

Sejam proveitosos estos dias de partilha e agora força para a missâo. Desde Lourdes, Miguel

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...