23 de março de 2017

Nakumi! Estamos vivos!

Nakumi! Estamos vivos! Estamos de volta após uma paragem em 2014.

Uma cara nova com novos conteúdos missionários de Itoculo.

Desde a última publicação até hoje muitas coisas aconteceram e eram dignas de uma postagem neste blog. Não podemos recordar todos esses momentos, mas comecemos pela chegada e partida de pessoas à equipa missionária de Itoculo: as Irmãs Eduarda Brito e Tatiana Judith; os Voluntários/as Miguel Campos, Babuxa e Helena Carvalho; os Estagiários Misael Pereira e Alexandre Gomes; e o Padre Edmilson Semedo. Claro que tudo isto coincidiu com a saída das Irmãs Luísa Barros e Augusta Vilas Boas, e o Padre Damasceno dos Reis. Igualmente aconteceu a partida dos voluntários e estagiários que estão na missão de Itoculo por um tempo determinado.

Os projectos da missão de Itoculo continuam em expansão. Depois do Centro de Estudos (Biblioteca e Sala de Informática) veio o Lar masculino de Estudantes, Beato Daniel Brottier. Os anos 2015 e 2016 foram dedicados à construção desta estrutura que acolhe os primeiros estudantes (22 rapazes da 8ª classe até à 10ª classe). A Escolinha (pré-primária) vai ganhando ritmo, tal como o lar de meninas, o centro nutricional, a casa para acolher mães com crianças em dificuldade que as irmãs espiritanas coordenam. Também na paróquia o ritmo das comunidades permanece um desafio constante no acompanhamento e formação dos diferentes animadores das 79 comunidades. Este ano 2017 temos ainda 209 grupos de catequese a funcionar, com um total de 3.056 catecúmenos, dos quais 430 são adultos, e 2.626 são jovens e crianças.


A par desta animação paroquial, tivemos a grande festa dos 25 anos da criação da Diocese de Nacala. Palestras, Ciclo de Conferências, Simpósio, Peregrinações, Celebrações litúrgicas festivas (abertura e encerramento), e outros momentos enquadrados no Ano da Misericórdia marcaram o ritmo da nossa missão. A capulana diocesana jubilar, o álbum jubilar e o vídeo comemorativo são algumas marcas visíveis deste acontecimento.

A nível dos Missionários do Espírito Santo ressalta o II Capítulo do Grupo realizado no novo Seminário na cidade da Beira, onde tomou posse o novo Superior do Grupo, o P. Alberto Tchindemba. Também aqui houve chegada e partida de pessoal missionário. Afinal, é este mesmo o ritmo da missão…

Porque queremos partilhar o que nos anima e animar os que nos apoiam, vamos retomar a publicação de alguns factos relevantes da nossa vida e da nossa missão nestas terras e junto deste povo de Itoculo-Nacala. Assim, também esperamos ficar mais próximos dos que estão longe, continuar a ligação com quem aqui viveu e aproximar quem aqui quer chegar.



1 comentário:

beijo de mulata disse...

Obrigada por voltarem e nos darem boas novas! Parabéns pelas grandes conquistas de que nos dão notícia! Continuem a dizer que "Nakumi".

(um) beijo de mulata

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...