13 de maio de 2017

CRESCER NA MISSÃO

Cada dia que passa é para cada um de nós uma oportunidade de crescimento e a nossa vida nesta missão de Itoculo não é nem pode ser exceção. O nosso crescimento é visível em muitos aspetos. Desde já, este crescimento acontece cada dia na comunidade e na equipa missionária, onde aprendemos a viver uns com os outros, a nos conhecermos cada vez melhor e a respeitar o outro, nesta comunidade constituída por cinco membros, sendo três padres, uma leiga voluntária e um estagiário. Ao mesmo tempo, partilhamos a missão com uma comunidade de irmãs espiritanas (quatro irmãs).
Este crescimento enquanto comunidade ganhou nova expressão, numericamente falando, nesta semana com a recente chegada do reverendo padre Vincent Ntrie-Akpabi, do Gana. Este acontecimento veio enriquecer a nossa comunidade em muito: é mais uma pessoa a dar o seu contributo para melhor respondermos aos desafios que esta missão nos apresenta, mas também é um novo país que se faz presente neste pequeno mundo de Itoculo: o Gana. Já estavam representados aqui 4 nacionalidades (Cabo Verde, Portugal, Angola e República Centro-africana) e agora também o Gana se faz presente entre nós. É caso para dizer e repetir que é um missionário de peso e um reforço muito bem-vindo aqui em Itoculo.
Mas este crescimento acontece também no dia-a-dia de cada um de nós, através de acontecimentos simples que nos ensinam a melhor conhecer o povo macua, no meio do qual vivemos e partilhamos a sua língua, cultura e costumes. Os desafios são grandes mas as alegrias e bênçãos também não são menores. Partilhamos estes desafios e alegrias também com outros nossos irmãos espiritanos a trabalhar aqui em Moçambique, nomeadamente em Nampula (nossos vizinhos aqui do norte), em Inyazónia e na Beira (comunidades situadas na região centro de Moçambique). Estivemos reunidos, em Nampula, no início deste mês (de 2 a 8 de Maio), para refletir, partilhar e traçar caminhos que visam o futuro da missão espiritana em Moçambique.

Como podemos ver, a missão vai crescendo em silêncio, ora mais lentamente ora de forma mais expressiva, mas o Espírito Santo vai realizando o projeto de Deus através destas pobres e frágeis criaturas. Graças a isso, temos muitas razões para agradecer a Deus o dom de cada dia que ele nos apresenta, com as suas alegrias e desafios, pois são oportunidades de crescimento que ele nos oferece. Noxukhuru Pwiya Muluku ahu!!! 

5 comentários:

Raul Viana disse...

Bem-vindo P. Vincent e boa missão com este povo nesta terra de Itoculo.

Unknown disse...

Muito bem meus caros... a missão é,não somente vossa,nossa também pois estamos juntos nesta barca. Boa missão ao recém-chegado, Vincent, e a todos vos.
Unidos em oração.

Broda de Jesus disse...

Bem vindo caríssimo, boa missao no meio dessa gente boa, estamos unidos, sabendo que nem sempre é fácil ��������

Anónimo disse...

Itoculo cada vez maior!!! E agora com uma aquisição de luxo. Abraço

Unknown disse...

Graças a Deus por este crescimento! Rezamos por vocês e especialmente pelo recém-chegado, o P. Vincent.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...