10 de outubro de 2019

MISSÃO DE ITOCULO - 2019


Em pleno Mês Missionário Extraordinário – Outubro 2019 – queremos partilhar, uma vez mais, a vida e o ritmo da nossa Missão de Itoculo, que muitas pessoas e grupos missionários conhecem e têm ajudado generosamente.


A Missão Católica de São José – Itoculo, situada na Diocese de Nacala, no litoral norte de Moçambique, conta com uma Equipa Missionária composta de Padres (2 espiritanos e 1 diocesano do Porto), de Irmãs Consagradas (total de 4 espiritanas) e Leigas Voluntárias (uma de Braga e outra de Fiães-Porto), que assiste as 83 pequenas comunidades cristãs espalhadas pela área do Posto Administrativo de Itoculo.

Começamos este ano 2019 acolhendo as duas Leigas Missionárias Voluntárias, e em Agosto chegou o P. Mário João, da Diocese do Porto, também para um ano de experiência missionária nestas terras de Moçambique. No passado mês de Julho, durante três semanas, acolhemos um outo padre diocesano com um grupo de 11 leigos da Unidade Paroquial de Navió-Poiares-Vitorino dos Piães, da Diocese de Viana do Castelo. Foram, e estão sendo, momentos muito bonitos e enriquecedores para todos nós e para a Missão de Itoculo em geral.

O trabalho pastoral propriamente dito nas comunidades cristãs, que marca o nosso dia-a-dia, centra-se na formação de animadores e lideranças cristãs e no acompanhamento de ministérios eclesiais (Catequistas, Jovens, Famílias, Infância Missionaria e outros) e de ministérios sociais (Justiça e Paz, Cáritas, Saúde, Comunicação Social, Economia, etc). A par disso, as celebrações e visitas às comunidades são outro momento forte de evangelização que assumimos e que urge dar continuidade por forma a solidificar a fé destas jovens comunidades cristãs.

A comunidade de São Paulo, em Monetaca, ainda não completou 60 anos de fundação e é a comunidade mais antiga da nossa missão. Aqui mesmo realizamos este ano, pela terceira vez, a nossa peregrinação paroquial com grande participação das comunidades. Algumas celebrações jubilares de 50 anos de matrimónio vão aparecendo como sinal da caminhada desta Igreja local. Somos parte de uma Igreja em caminhada com muitos pontos a considerar e fortalecer para a sua estruturação.

Neste momento estamos numa fase de reajuste das áreas regionais da Missão de Itoculo, criando um novo centro de formação regional para atender aos irmãos mais distantes de um centro mais vasto (Djipwi). Assim, em 2020 prevemos iniciar com o centro regional de Monetaca composto de 3 zonas pastorais e 15 comunidades cristãs. Ainda não temos estruturas materiais para este centro formativo, pois queremos iniciar com a animação e solidificação das comunidades cristãs locais. Posteriormente, quando conseguirmos um bom nível de maturidade cristã, poderemos então pensar e avançar na construção de algumas estruturas físicas.

Na sede da Missão, em Itoculo, continuamos com o Centro Nutricional para apoio às crianças desnutridas e a formação pré-escolar que as Irmãs Espiritanas coordenam, e se apresentam como obras verdadeiramente necessárias devido à grande pobreza que se verifica nesta área. Não fomos afetados diretamente pelos ciclones (Idai e Keneth), mas começamos já a sentir os seus efeitos secundários, pois eles destruíram muitas colheitas e os celeiros familiares ficaram por encher, e assim começam a surgir os primeiros sinais fraqueza. Mas o tempo mais crítico da fome irá chegar nos meses de Dezembro e Janeiro. Que Deus nos seja benevolente.

Na área da educação temos em funcionamento duas residências de estudantes (de 50 meninas e 45 rapazes) oriundos das zonas mais interiores da Missão e que são uma verdadeira ajuda aos jovens em dificuldades. Além disso, trabalhamos também para que estes lares de estudantes sejam uma escola de vida onde se aprendem e exercitam os valores humanos e cristãos da boa convivência. A par disso, está o apoio e reforço escolar que a Biblioteca da Missão oferece aos estudantes em geral. E pela grande afluência dos estudantes a estes espaços de leitura e estudo, tivemos a necessidade de ampliar as salas, criando também um espaço para acesso ao material escolar que o ensino exige.


Enfim, para levar a cabo as tarefas evangelizadoras e sociais, que englobam projetos de verdadeiro desenvolvimento humano, trabalhamos em Equipa Missionária. Somos um bom grupo (3 padres, 4 irmãs e 2 leigas), onde ninguém está desempregado, mas todos nos sentimos envolvidos, cada dia, na vida do povo e desta Missão. Importa dizer, também, que neste exercício missionário contamos essencialmente com as ajudas solidárias que nos chegam do exterior. A contribuição local é muito reduzida, apesar de indispensável, em vista de uma colaboração e participação. Neste sentido, queremos manifestar o nosso sincero agradecimento por todo o apoio material concedido, e dizer que tudo fazemos para que ele se multiplique ainda mais. Ao mesmo tempo, confirmamos a nossa comunhão espiritual, confiando a Deus todos os benfeitores desta Missão.

Em nome da Missão de São José – Itoculo, agradecemos, uma vez mais, toda a ajuda monetária que nos ajuda a prosseguir nos trabalhos missionários. Deus seja louvado nos seus servos generosos, e que a celebração deste Mês Missionário Extraordinário nos mantenha unidos neste compromisso de fé cristã.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...