22 de abril de 2009

furos e Avé-Marias


Damasceno
Itoculo
.
.
Escrevo alguma coisinha só para contrariar o monopólio do Raul (o gás com que está agora há-de passar).
No outro dia viajando para Nacala tive um furo. Nada de extraordinário, não fosse o facto de também o pneu suplente ter o mesmo problema. Ainda assim, a situação não seria desmesuradamente grave, tendo em conta que hoje em dia os prontos-socorro estão ao alcance de um telemóvel. Só que, mal digitei os primeiros números, a bateria foi-se! Um azar nunca vem só. Antes de começar a pedir boleia, dirigi-me às palhotas das redondezas para contratar alguma alma “caridosa” que, por um preço razoável, pudesse ficar de olho no carro enquanto eu levava o pneu à oficina. Assim que saí da estrada passou um carro conhecido que me teria dado boleia se me tivesse visto. Isto doeu-me sobretudo quando, depois de meia eternidade à torreira do sol, me apercebi que dos raríssimos carros que passavam nenhum dava sequer sinais de abrandar (a estrada ali era boa e proporcionava velocidades desportivas)...

Enfim, decidi que podia rezar o terço para não dar o tempo por completamente perdido. E – não sei já em que Avé-Maria foi, mas foi no primeiro mistério – eis que um carro novinho em folha, de homem com dinheiro, atendeu a minha prece. Depois de lhe agradecer, o condutor respondeu-me que a sua intenção era cumprir o evangelho de Jesus e socorrer os irmãos. Tratava-se de um cristão, mas não de um qualquer. Era da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. – Mas porque é que a Mãe de Deus, neste milagre, me foi enfiar no carro de um herege? – perguntava o meu preconceito.

Depois de mais uns quantos dedos de conversa ecuménica, fiquei também a saber que o homem era um alto quadro a trabalhar no ministério das finanças. Talvez por isso cheirava tanto a luxo, quer o carro quer o fato dele. Na despedida convidou-me a visitá-lo no local de trabalho. Se calhar a Providência também previu isto! Ter amigos nas finanças vem mesmo a calhar!

1 comentário:

Vale da Sancha:LIAM. disse...

...ter amigos sempre!
É isso... Boas andanças.
Laura

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...