Na última vez que fui, reparei numa coisa muito interessante, até as meninas mais tímidas dançavam de forma livre.
As meninas e mulheres vivem muitas vezes oprimidas, primeiro porque foram ensinadas a olhar para o chão e depois porque é difícil perceberem que podem levantar a cabeça. Podia-vos falar dos vários tipos de opressão da mulher por aqui, mas fica para uma próxima.
A maior parte do meu trabalho aqui é com jovens e raramente consigo arrancar uma opinião ou até mesmo uma palavra da maior parte das jovens, excepto aquelas meninas que andam ou andaram no lar, deve ser a coisa mais bonita que o lar lhes ensina, a ter uma voz, mesmo assim a maior parte delas acredita que "num combate" com o homem e homem tem obrigatoriamente superioridade.
Existe apenas um momento em que essas formas de opressão deixam de existir e é quando dançam, é uma dança de libertação, são mulheres todas iguais a dançar de forma livre e espontânea, sem opressões. É um momento que me delicia, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de igualdade, portanto é um momento que eu gosto de saborear, a libertação da mulher, a libertação da mulher moçambicana. Aqui quando uma mulher dança é livre.
1 comentário:
Coisa linda! Obrigada por partilhar um vídeo tão rico e uma reflexão tão bonita!
(um) beijo de mulata
Enviar um comentário