17 de outubro de 2017

A PARTILHA DO MISSIONÁRIO

O missionário, pelo dom da sua vida aos outros, é chamado a viver uma profunda e contínua experiência de partilha: ele partilha a vida, a fé, o pão, a fome, a voz, os limites e fraquezas… tudo o que ele possui e o seu próprio ser é um dom de Deus e deve ser dom para os outros. A vida é um constante dar e receber, que a todos enriquece.
Quando se fala de partilha a tentação é, inevitavelmente, pensar em coisas materiais. Contudo, esta semana do mês das missões nos convida a explorar outros horizontes de partilha onde cada um tem algo para dar e para receber. O missionário é chamado a partilhar a sua vida com os irmãos, a sua voz com aqueles que não têm voz nem vez na sociedade, o seu rosto com os anónimos da nossa civilização, o sorriso com os que estão tristes, o pão com os que têm fome e são vítimas da pobreza; mas também ele partilha o sofrimento e a dor dos que sofrem, a impotência dos que não podem resolver todos os problemas e desafios que a vida e a sociedade apresentam. Dito de outra forma, o missionário partilha a sua presença no meio do povo onde ele é enviado, independentemente das circunstâncias ou do mérito individual.
O mês de Outubro nos convida, cada ano a fazer a festa da missão, da proximidade e da comunhão. Porém, como fazer a festa sem ter em conta o irmão que sofre e chora ao meu lado? Como permanecer indiferente face à luta dos irmãos que procuram justiça e respeito pelos seus direitos e pela sua dignidade? Como ser missionário sem partilhar estas circunstâncias que nos circundam no dia-a-dia? O missionário tem que ter olhos e braços abertos para acolher estas situações e estes irmãos. Mas ter as mãos abertas não é suficiente para definir o missionário, pois a missão não limita em dar coisas materiais. O que constitui o ADN de um missionário é ter um coração aberto onde os mais humildes, fracos e abandonados podem encontrar um refúgio, um abrigo e aceitação. Um coração aberto, inevitavelmente, faz abrir as mãos para assistir o irmão e dar duas moedas ao estalajadeiro para cuidar dele e dizer: o que gastares a mais pagar-te-ei quando eu regressar (cf. Luc 10,35). 
Ser missionário é um estilo de vida: por isso, o coração do missionário deve inclinar-se naturalmente para o outro, obrigando as mãos a proporcionar a assistência necessária e ajudar a aliviar o seu sofrimento. Partilha material qualquer pessoa pode fazer, mas a grande diferença está na atitude, ou seja, partilhar por (e com) amor. Qualquer dom (independentemente do tamanho ou do valor monetário) que não tenha saído do fundo do coração perde o seu sentido e valor missionário. Ainda que nem todos o façam, ser missionário ou ter um coração missionário está ao alcance de todos e cada um está convidado a sê-lo no dia-a-dia sem ter que sair para muito longe de casa. Contudo, não podemos esquecer os irmãos que estão mais longe e que somos chamados a nos fazer próximos, eliminando as barreiras que nos faz sentir estranho ou inimigo diante do outro.

A pergunta «quem é o meu próximo?» não pode ser calada no agir de qualquer cristão, nem a nossa responsabilidade pelo irmão pode ser condicionada pela distância geográfica, principalmente nos nossos dias em que o mundo está cada vez mais globalizado. Este mês missionário é para todos nós uma oportunidade de reavivar o verdadeiro sentido de partilha e nos ajudar a fugir do grande perigo de transformar as oportunidades de estender a mão para o irmão necessitado em aproveitamento do outro para o nosso próprio interesse. Isto constitui um grande desrespeito pela dignidade da pessoa humana.

1 comentário:

Helena Ferreira disse...

Muito bem!
"A minha missão é dar-me sem medida"

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...