31 de outubro de 2017

VIDAS MISSIONÁRIAS

Ao terminar o Mês Missionário (Outubro), onde fizemos as nossas reflexões centradas nos temas da oração, sacrifício, partilha e vocação, queremos concluir com aquilo que marcou este mês na Missão de Itoculo. Trata-se, essencialmente, da chegada e partida de pessoal missionário.


O início do mês ficou marcado pelo envio missionário da Ir. Argentina Alfredo para o Haiti (América Central). Foi o primeiro envio missionário que aconteceu nesta paróquia-missão. Uma celebração simples em Itoculo-sede marcou este envio para fora de Itoculo-paróquia, para fora de Nacala-diocese, para fora de Moçambique-país, e até para fora de África-continente. Desejamos que esta irmã jovem possa viver aí uma excelente missão junto dos irmãos haitianos.

A meio deste mês missionário chegaram dois reforços à missão de Itoculo. Primeiramente o jovem estagiário Gilberto Borges, seminarista espiritano de Cabo Verde que vem experienciar no concreto a vida missionária, ainda que com tempo determinado devido à sua etapa de formação. Poucos dias depois chegou também a Ir. Paula Caluvi, espiritana de Angola. Depois de ter passado por Cabo Verde e pela Guiné Bissau, onde esteve nove anos como missionária, vem agora dar a sua contribuição na Missão de Itoculo. São dois reforços marcados pela descoberta e a expectativa de quem inicia este tipo de vida, e também pela experiência sólida e serena de quem já percorreu os caminhos da missão. Aos dois desejamos as boas-vindas e boa integração missionária nesta Igreja particular de Nacala.

Agora que termina o mês de Outubro, a nossa equipa missionária despede-se do jovem estagiário espiritano Alexandre Gomes que vai regressar à sua terra de Cabo Verde. Daí irá prosseguir a sua caminhada vocacional e consagrada como jovem espiritano. Foi apenas um ano de presença e acção em Itoculo, mas ficou bem marcado pelo apoio que deu ao Lar de estudantes Beato Daniel Brottier, à formação dos jovens estudantes em preparação para o Crisma, à assistência e formação do ministério da Justiça e Paz nas três regiões da paróquia, ao apoio junto das escolas comunitárias, ao serviço de secretaria e cartório da paróquia, etc... Muito obrigado pelo serviço prestado, pela presença discreta, pela comunhão missionária e amiga. Desejamos continuação de uma boa caminhada e aqui esperamos de volta como padre missionário.

Enfim, estamos numa missão e assim mesmo vivemos este mês missionário. Outras coisas bonitas, muitas e boas, marcaram o ritmo das nossas vidas em Itoculo. Não conseguimos dizer tudo, mas estas são aquelas coisas que quisemos partilhar. Viva a missão. Estamos juntos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ah. o Gil já descobriu o tripé para a máquina fotográfica. Agora vão ser reportagens fotográficas ao segundo :) votos de boa missão.
Damas

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...