19 de outubro de 2012

Centro Regional de Xihire

 
Raul Viana
Itoculo


No dia 7 de Outubro de 2012 fez-se a bênção e inauguração dos novos espaços de Xihire, tal como confirmam as imagens da postagem anterior a esta. Aqui apenas queremos ressaltar algumas partes do Relatório final apresentado nesse dia. Na verdade, foi um dia de festa porque se concluía um processo longo e custoso, bonito e necessário.

 
LONGO

Foi um processo «longo», porque iniciamos em 2010, precisamente a 24 de Maio de 2010 contatamos o P. Cláudio Belo, Pároco de Santo André de Vitorino dos Piãos, S. Tiago de Poiares e Santíssimo Redentor de Navió (Ponte de Lima – Portugal). Apresentamos-lhe a situação da inexistência de um espaço digno para reuniões dos cristãos e animadores desta Região. Pouco tempo depois, a 2 de Julho ele nos respondeu dizendo: «Em relação à obra não te preocupes que faço aqui um peditório e leio a tua mensagem. Pouco ou muito conta sempre com ajuda deste povo». E na verdade a 19 de Julho de 2010 as comunidades paroquiais nos deram uma oferta de 3.020,00€. Hoje queremos expressar a todos esses cristãos, irmãos nossos, um grande sentimento de gratidão, porque partilharam connosco uma grande oferta.

 
Então, a 16 de agosto do mesmo ano iniciamos os trabalhos fazendo formas para fabricar os adobes para queimar, no qual todas as comunidades da Região participaram. Vendo que seria insuficiente, e procurando uma solução mais sólida, a 29 de Outubro optamos por fazer blocos de areia e cimento.

O projeto visava restaurar a casa-cozinha já existente mas em estado decadente e fazer um novo salão e sala anexa. Mais tarde vimos a necessidade de recuperar a Capela e fazer uma latrina melhorada com laje de cimento. Assim, a 4 de Março de 2011 fizemos o primeiro contrato com o pedreiro Sr. Domingos Wasseya para restaurar a cozinha. E porque ele nos deu bons sinais de confiança lhe entregamos, a 15 de Julho, a construção do novo salão, juntamente com outro pedreiro chamado Mário, que se encontra atualmente enfermo.

Enfim, foram mais de dois anos de trabalho que tivemos aqui nesta Região e que agora vemos os resultados.

 
CUSTOSO

Um projeto «custoso», porque envolveu muito dinheiro e muito esforço humano. A grande ajuda veio do exterior, como já referi, dos cristãos de Vitorino, Poiares e Navió, e também de outros amigos da Paróquia de Nossa Senhora del Encuentro da Espanha e de Portugal. Somando um total de 6.175,00€ (=216.125,00MTM). Outra parte surgiu do esforço daqui, das comunidades, em especial a comunidade de Xihire, e de muitas outras pessoas que trabalharam para que isto acontecesse. Assim gostaria de mencionar o Sr. Régulo que nos deu a areia, os homens que partiram pedra, os que fizeram os blocos, os que trouxeram as tábuas e barrotes, e principalmente os pedreiros e ajudantes. De todos eles sentimos muito esforço e dedicação que também queremos agradecer.

Assim, o resumo das contas foi de 29.640,00Mtc para recuperar a casa-cozinha; 9.200,00Mtc para recuperar a capela (com a participação de 500Mtc da comunidade de Xihire); 8.380,00Mtc para fazer a latrina melhorada; e 168.905,00Mtc para o salão e sala anexa. Junto com tudo isto está também o concerto e entrega da bomba de água da fontenária de Xihire em 27 de maio de 2011 onde gastamos 2.040,00 Mtc.
 
BONITO

Uma obra «bonita», porque ao olhar agora para o Centro Regional de Xihire está todo ele mais bonito e completo. As fotografias de ontem e as de hoje têm um grande contraste. Mas queremos que as fotografias de amanhã sejam ainda mais bonitas, onde se possa ver muitas pessoas a frequentar este Centro, a usar estes espaços e a cuidar deles para que todos se sintam bem, em melhores condições.

A beleza deste espaço será ainda maior quando estiver cheio de pessoas, animadores dos diferentes ministérios, a participar nos encontros de formação humana e cristã. Não nos interessa ter casas bonitas e vazias, novas e abandonadas, grandes e sem pessoas. Por isso, fica aqui um apelo renovado a toda a Região de Xihire, e a cada ministério em particular, para participar ativamente nos encontros aqui agendados.

 
NECESSÁRIO

Um espaço «necessário», porque estávamos limitados nos espaços para as nossas reuniões. Agora, quer faça sol, chuva ou vento, podemos fazer os nossos encontros e receber a formação necessária para os nossos ministérios e as nossas comunidades cristãs. Antes estávamos mais limitados nos nossos espaços de encontro, aproveitando as sombras dos cajueiros ou das mangueiras, mas agora já temos outras condições que nos permitem fazer mais e melhor.

Estas infraestruturas podem ser o ponto de partida para outras iniciativas locais em vista do desenvolvimento integral de toda a Região. Assim mesmo, manifestamos aqui a nossa vontade de trabalhar juntos com as autoridades locais em vista do bem comum, respeitando as diferenças e trabalhando pela unidade e a paz, quer a nível religioso, quer a nível social. Neste sentido, agradeço as autoridades aqui presentes, desejando, sempre que possível, que juntos possamos fazer coisas boas e bonitas, capazes de trazer mais dignidade e qualidade de vida para cada pessoa e todas as famílias.

 
Enfim, caros cristãos de Xihire, o vosso Centro Regional tem agora melhores condições que os outros Centros Regionais da nossa Paróquia. Porém, queremos que tudo isso corresponda também a um maior empenho de toda a Região na vida da Paróquia e na animação de cada comunidade. Obrigado pela presença e participação de cada um vós, e que Nossa Senhora do Rosário que hoje celebramos vos acompanhe sempre no vosso caminhar e vos fortaleça no compromisso e seguimento do Seu Filho Jesus Cristo.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...