30 de abril de 2013

São José para o Presidente

São José para o Presidente


Damasceno
Itoculo


Aqui deixo a mensagem que acompanhava a oferta que a paróquia de São José apresentou ao presidente na visita do passado dia 27 de Abril:


EXCELENTÍSSIMO SENHOR
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

Em nome de todos os cristãos membros desta paróquia de São José – Itoculo, apraz-nos oferecer a Vossa Excelência uma pequena estatueta representando o santo patrono desta paróquia: São José, pai adoptivo de Jesus e esposo da Virgem Maria.

Esta estatueta foi esculpida por um artista desta terra. Por um macua. Este povo não tem tradição nesta arte. Mas, é um povo com um coração enorme e uma extraordinária disposição para a hospitalidade. Foi este atributo que tornou possível o estabelecimento de macondes neste território do Posto Administrativo de Itoculo. E esta convivência permitiu um enriquecimento mútuo, no qual se inclui esta aprendizagem na escultura do ébano por parte de alguns macuas. Significativo é igualmente o facto de o escultor ser muçulmano. Apesar de professar uma religião diferente, tem contribuído de forma regular com trabalhos que lhe são solicitados pela comunidade cristã. Tudo isto revela uma atitude extremamente delicada e cordial do povo macua que muito tem contribuído também para a concórdia da Nação. Damos graças a Deus por isso.

São José inspira em todos os cristãos uma grande ternura pela forma humilde e dedicada, discreta e solícita com que desempenhou o seu papel de chefe da sagrada família de Nazaré. Pela fé, sabemos que ele intercede por nós junto de Jesus para que o nosso país possa continuar a caminhar na prosperidade e na paz, e para que todos aqueles que exercem o serviço da autoridade o façam com um zelo sempre renovado e incessantemente busquem o bem de todo o povo moçambicano.

1 comentário:

Lisete Reis disse...

Atão e as fotos do pároco com o presidente??

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...