4 de julho de 2017

E PORQUE COM OS PÉS TAMBÉM SE REZA…

Este fim-de-semana, vivemos na nossa missão de Itoculo uma experiência maravilhosa de oração, sacrifício e de fé. Realizamos a nossa primeira peregrinação paroquial à comunidade de S. Paulo Monetaca (a primeira capela construída no território que é hoje a paróquia de Itoculo. Foi uma experiência linda fazer aquela caminhada com boa disposição contando e louvando a Deus.


Volvidos cerca de 3h30min estávamos em Monetaca para recuperar o fôlego e continuar com o nosso programa: oração de acolhimento, terço, cânticos e animação, história da comunidade contada pela voz dos mais velhos que a viram nascer. A experiência mais forte para mim foi o tempo de confissões (durante a noite), onde nós os 3 padres atendemos cerca de 500 pessoas que quiseram abraçar a misericórdia e o perdão de Deus através deste sacramento. Mesmo se as condições não garantiram grandes luxos, a noite deu para descansar minimamente e no dia seguinte as 6h00 tivemos a oração da manhã, seguida da Eucaristia às 7h00.

Depois de comer alguma coisinha, pusemos novamente os pés a caminho para os cerca de 20km de regresso a casa. O cansaço e as dores do caminho foram reais, mas a alegria que do coração transbordava não deixava indiferente os que nos cruzavam no caminho. A dureza do caminho foi assim vencida pela alegria, a fé, a confiança, a perseverança e muita oração; porque dos pés brotaram as melhores orações do fim-de-semana e os mais belos hinos de louvor ao Criador… porque com os pés também se reza.

1 comentário:

Raul Viana disse...

Valeu! A avaliação das Regiões também é muito positiva.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...