10 de julho de 2017

PARABÉNS JUMA E ARGENTINA

A Paróquia de São José em Itoculo (Diocese de Nacala) começa a dar os primeiros frutos a nível da vocação para a Vida Consagrada. No dia 8 de Julho de 2017 dois jovens (Juma e Argentina) fizeram a sua Primeira Profissão Religiosa. Uma feliz coincidência na data e no compromisso religioso. Parabéns para estes dois jovens e votos de feliz e fiel caminhada na vida consagrada e missionária nas suas novas famílias religiosas.


O Juma Mário nasceu em Muthiapwa-Itoculo em 1988, fez a escola primária em Itoculo, continuou a escola secundária em Nacala-a-Velha, terminando em 2011 a 12ª classe. No ano seguinte entrou no Seminário dos Missionários da Consolata, primeiro em Nampula depois em Maputo onde estudou a Filosofia e fez o Postulantado. Em 2015 foi para o Quénia (Nairobi) onde estudou inglês e fez o Noviciado que terminou com a Profissão Religiosa no dia 8 de Julho de 2017. 

A Argentina Alfredo nasceu em 1990 em Itoculo sede, aí estudou o ensino primário, depois estudou na Escola Feminina de Nacala e na Ilha de Moçambique onde concluiu a 12ª classe em 2012. No ano seguinte entrou na comunidade das Irmãs Missionárias do Espírito Santo em Itoculo e depois foi para o Senegal fazer o Postulantado e aprender o francês. Em 2015 foi para França (Paris) fazer o noviciado que terminou com a Profissão Religiosa também no dia 8 de Julho de 2017.


Em 2009 quando cheguei a Itoculo estes dois jovens integravam o grupo dos vocacionados da paróquia. Acompanhei-os na etapa final antes de seguirem para cada uma das Congregações onde acabaram de Professar. É uma alegria ver o fruto que agora aparece e vai amadurecendo nesta grande árvore da Igreja de Itoculo-Nacala

Trata-se de uma semente que foi lançada á terra e agora começa a germinar. Outras sementes foram lançadas e estão em processo de gestação, e acreditamos que num futuro próximo também irão desabrochar. É o caso de um jovem (Vihene) que está a fazer o seu noviciado nos Franciscanos. Outros jovens estão a fazer o Postulantado e estudo da Filosofia nos Verbitas, nos Salvatorianos, nos Espiritanos e no Seminário Diocesano (12 rapazes), e uma menina está nas Irmãs da Apresentação de Maria.

A Paróquia de Itoculo conta actualmente com um jovem sacerdote diocesano (Pe. Bartolomeu) ordenado em 2008. Desde a criação da Paróquia em 2004, com uma Equipa Missionária residente (Padres, Irmãs, Jovens Estagiários e Leigos Voluntários Missionários), este tem sido um trabalho pastoral ao qual damos muita atenção e carinho. Trata-se, pois, do crescimento e estruturação de uma Igreja jovem que também está aberta a esta forma de vida e consagração. O exemplo destes dois jovens é uma afirmação clara que também irmãs e irmãos consagrados, sacerdotes e missionários podem desabrochar do seio das famílias cristãs de Itoculo. Assim, acreditamos que o exemplo destes primeiros compromissos religiosos vão ser sinal de luz e coragem para aqueles que estão nos Centros Vocacionais a fim de descobrirem a beleza e a alegria deste compromisso de vida.


Enfim, toda a Paróquia de Itoculo se alegra com estes jovens professos e deseja que, na fidelidade e total entrega a Deus e à Igreja, eles possam encontrar a verdadeira felicidade e fazer muitos outros ainda mais felizes pela sua consagração. Parabéns Juma e Argentina.

Ó Maria, Rainha das Missões, dai-nos muitas e santas vocações!

  

3 comentários:

Ernestina Falcão disse...

Isto é que é uma Paróquia equilibrada! No mesmo dia???!!! uma Consagrada e um Consagrado. Isto é para os Padres e as Irmãs não entrarem em "guerra". PARABÉNS Argentina e Juma. Beijinhos

Unknown disse...

Nao ha grande alegria se nao crescer equitativamente. Agradecemos os esforcos feitos por estes nossos irmaos que hoje sao um exemplar real, uma alegria profunda e que rezemos para mais sucessos nesta paroquia. nao podemos esquecer os esforcos feitos pelos nossos padres tambem, parabens padres.

rabson disse...

Que alegria, ainda constitui o motivo de entusiasmo e incentivo dos mais novos da caminhada pelas portas abertas. Muito obrigado mano Juma e mana Argentina pela coragem no vosso compromisso.Obrigado tambem aos padres de paroquia de Itoculo, oxala que ainda continuem ajudar aos jovens a descobrirem a sua vocacao ao compromisso da missao.

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...