8 de abril de 2021

14 - No Jubileu da Encarnação

 - Netia/2000

«Depois de ter falado de muitos modos pelos profetas, nestes tempos que são os últimos Deus falou-nos por seu Filho Jesus Cristo» (Hb 1,1-2)

O ano do Jubileu da Encarnação em Netia começou com a implantação da cruz na campa do P. Graciano. Um triste acontecimento que contrastou com outros ao longo do ano e que marcaram a vida da comunidade espiritana, da paróquia, da Diocese de Nacala e de toda a Igreja em ano jubilar.

Na sequência do trabalho do ano anterior a comunidade espiritana ganhou o seu ritmo próprio e até realizou o seu primeiro passeio à cidade de Pemba no final de Janeiro. Logo depois a reunião comunitária traçou os assuntos prioritários para o ano pastoral: a conclusão do Projecto Comunitário definindo São José como padroeiro; acolhimento da Ponte dos Jovens Sem Fronteiras; e a construção de escolas comunitárias com três salas de aulas, na área de Itoculo e Netia.

A nível de partidas e chegadas extra-diocese, a comunidade espiritana recebeu em plena Semana Santa, no dia 18 de Abril chegou o P. Eduardo Miranda, Provincial de Portugal, e o P. Tony Neves, permanecendo até ao dia 29 de Abril. Poucos dias depois, a 24 de Maio, chegou também a professora Natália do MOMIP-Portugal para visitar as escolas comunitárias.

A 20 de Julho D. Germano chegou a Netia com o jovem Pilale Muatresse para aí fazer o seu estágio diaconal, uma abertura da comunidade espiritana que acolheu e a apoiou este jovem diocesano. Durante todo o mês de Agosto a comunidade acolheu a Ponte dos Jovens Sem Fronteiras de Portugal (4 rapazes e 6 meninas) acompanhados pelo P. Tony Neves. No dia 9 de Novembro chegou o jovem angolano, António Luís Matias, para fazer o seu estágio missionário, e a 5 de Dezembro chegou o jovem português Tiago Barbosa para o mesmo efeito. Ficou assim composta a comunidade por três padres e três estagiários.

Em pleno ano Jubilar, foram também realizadas várias celebrações evocativas do Jubileu da Encarnação durante o mês de Novembro, primeiramente em Itoculo e depois Netia a nível da paróquia. A grande celebração diocesana deste Jubileu, que contou com a presença de todas as paróquias da diocese, foi nos dias 25 e 26 de Novembro, festa de Cristo-Rei, na Carapira.

Enfim, o ano 2000 ficou marcado por muitos retiros e reflexões orientados pelos confrades nas dioceses de Nacala e Nampula. A nível paroquial pautou-se pelo diálogo, escuta, visita às comunidades e proximidade ao povo. Na longa reunião comunitária de avaliação e programação (7 e 8 de Dezembro) decidiram que no próximo ano deverá haver uma intensificação da formação de ministérios eclesiais. Por fim, prevaleceu o convite aos Verbitas de Monapo que vieram festejar a passagem de ano com a comunidade espiritana de Netia.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos por todas as pessoas que nos visitam, quer para saudar, quer para permanecer connosco. Enche-as da tua graça e dá-lhes a paz de coração para serem no mundo construtores da paz e do bem, segundo o exemplo de Jesus Cristo, nosso Salvador. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...