8 de abril de 2021

17 - «Vem e segue-me»

 - Netia/2001

«Aproximou-se dele um jovem e disse-lhe: «Mestre, que hei-de fazer de bom, para alcançar a vida eterna?» […] Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» (Mt 19, 18.21)

O ano 2001 continuou a ser fecundo a nível das visitas que chegaram a Netia. Mais fecundo foi o compromisso de vida missionária dos jovens, quer diocesanos quer religiosos, como resposta ao convite de Jesus «Vem e segue-me».

Assim, a comunidade de Netia começou por receber a visita do P. John Kingston e do P. Anthony de 12 a 27 de Fevereiro, correspondendo ao IV Encontro do Grupo. Um pouco mais tarde, a 17 de Abril, chegou o P. José Manuel Sabença com estagiário Victor Silva para uma breve visita à Missão. E no dia 20 de Abril chegou o P. Jerónimo Cahinga, Conselheiro Geral, acompanhado do P John Kingston, para uma visita oficial à comunidade espiritana e para realizar o V Encontro do Grupo Espiritano onde estiveram ausentes os padres Lawrence e Anthony por razões de espaço para estadia.

No mês de Julho os dois estagiários Matias e Tiago ficaram todo o tempo na Escola Industrial da Carapira para aprender alguma coisa de mecânica. Mas de pouco valeu para resolver a avaria do carro que os levava a Milevane (Zambézia) onde foram fazer o retiro da comunidade (2 a 8 de Setembro). O carro ficou avariado uma semana em Alto Moloque e no final do retiro foi rebocado para Nampula. Os padres Pedro e Damasceno, que tinham ido a Inhazónia na segunda quinzena de Agosto participar no VI Encontro do Grupo, regressaram para o retiro juntamente com o P. John Kingston que depois também continuou para Netia.

Já no final do ano, de 5 a 27 de Dezembro, os estagiários Matias e Tiago foram a Inyazónia passar uns dias de descanso e ao mesmo tempo preparar o compromisso dos Votos Perpétuos do jovem Matias. Entretanto, no dia 19 de Dezembro chegaram os pais e a irmã do P. Damasceno onde passaram juntos o Natal na comunidade de Netia regressando a Portugal no dia 5 de Janeiro de 2002.

No final do ano, dia 28 de Dezembro, chegou o P. John Kingston, coordenador do Grupo, que veio presidir à Profissão Perpétua do jovem Matias celebrada no sábado dia 29 de Dezembro na igreja paroquial de Netia. Foi uma celebração com reduzida participação do povo e das equipas missionárias, pois no dia seguinte, 30 de Dezembro, aconteceu em Nacala a Ordenação Diaconal do mesmo jovem Matias juntamente com o Patrício Simão e a Ordenação presbiteral de Paulo Raul, estes dois últimos diocesanos de Nacala. Aqui houve grande participação de Padres e Irmãs religiosas, bem como o povo de Deus de Nacala que acorreu ao estádio do Ferroviário de Nacala onde se realizou a Eucaristia. 

PRECE: Hoje, Senhor, rezamos por todos os jovens consagrados e missionários que se entregam de todo o coração ao serviço da evangelização. Te pedimos, Senhor, que continues a suscitar mais vocações missionárias para a tua Igreja. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...