8 de abril de 2021

15 - Servir e dar a vida

 – Grupo/2000

«Quanto a vós, não vos deixeis tratar por ‘mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos… Nem permitais que vos tratem por ‘doutores’, porque um só é o vosso ‘Doutor’: Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo». (Mt 23, 8-11)

Com a intenção de melhor servir a missão espiritana em Moçambique, surgiu a necessidade de nomear um novo coordenador do Grupo. O primeiro coordenador interino foi o P. Benedito Cangeno (31/12/1996 até inícios de 1999). Depois ficou o P. Alberto como «pessoa de contacto» com o Superior Geral e o seu Conselho (13 de Março de 1999 a 30 de Março de 2000). Por fim, chegou o P. John Kingston que assumiu esta tarefa no Grupo, primeiramente ad experimentum durante um ano e alguns meses (2000-2001) e depois foi nomeado oficialmente por três anos, segundo a Regra de Vida Espiritana, no dia 1 de Fevereiro de 2002 até à data que foi escolhido para ser membro do Conselho Geral no Capítulo de Torre d’Aguilha em Julho de 2004.

Na verdade, o P. John Kingston foi convidado a integrar o Grupo na missão de Inhazónia. Chegou a Moçambique no dia 31 de Março de 2000 e viajou diretamente para Netia. A sua tarefa como pessoa mais experiente na vida missionária visava fortalecer a comunhão entre todos os confrades e estabelecer mais comunicação e partilha das comunidades. Neste sentido passou várias vezes pelas comunidades com tempo suficiente para estar e ouvir as preocupações dos confrades. Assim, começou por ficar um mês em Netia até ao dia 29 de Abril, e depois viajou com o P. Alberto até Inhazónia onde permaneceram juntos até 18 de Maio. Um pouco mais tarde, de 3 a 25 de Julho, voltou a passar em Netia. Começava assim uma nova maneira de superar as distâncias geográficas na vida do Grupo Espiritano.

De uma maneira mais frequente também se organizaram os Encontros de todos os confrades do Grupo. Assim foi agendado o III Encontro do Grupo Espiritano  para Janeiro de 2000, mas por diversas razões ligadas com a mudança de pessoal foi alterado para o mês de Outubro. Com o intuito de participar neste Encontro os confrades de Netia começaram uma longa viagem de carro na madrugada do dia 13 de Outubro e terminou às 20:30h do dia 14 em Inhazónia, com uma passagem e paragem em Quelimane. Porém, à sua chegada depararam-se com uma situação de doença grave do P. John Kingston que teve se ser transferido para Mutare (Zimbabwe) para tratamento de saúde. Deste modo foi um Encontro sem qualquer reunião de trabalho, apenas se registou um tempo de convívio entre os confrades, conhecendo também um pouco mais a realidade missionária de Inhazónia. E no dia 21 de Outubro iniciou o regresso a Netia tendo chegando a casa às três horas da madrugada do dia seguinte. Sem dar conta pela chegada dos padres, o diácono Pilale ouviu movimentações dentro de casa e pensando que eram ladrões saiu a convocar os estudantes do internato para os apanhar, mas logo ficaram desmobilizados ao ver que eram os padres que tinham chegado de viagem. Grande gargalhada no final de tudo isto.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos os responsáveis e animadores das comunidades e projetos. Que a sua ação seja sempre de serviço gratuito e generoso para o bem dos irmãos e de toda a comunidade humana. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...