8 de abril de 2021

18 - Com todo o coração

 – Inhazónia/2001

«No que fizerdes, trabalhai de todo o coração, como quem o faz para o Senhor e não para os homens, sabendo que é do Senhor que recebereis a herança como recompensa. O Senhor, a quem servis, é Cristo. (Cl 3,23-24)

A comunidade espiritana de Inhazónia em 2001 estava composta pelos padres Anthony (1996) Lawrence (1999) e John (2000). A chegada deste último confrade foi importante para superar muitas dificuldades, a sua presença foi definida como «uma ajuda extraordinária» visto se tratar de «uma pessoa aberta e animadora», que consegue encorajar os outros, tal como ficou escrito no relatório do Conselheiro Geral de 30 de Outubro de 2001.

Devidamente constituída a comunidade espiritana, foi necessário fazer algumas remodelações no interior da residência «para criar um a ambiente mais confortável e agradável para a vida de comunidade». Igualmente com ajuda da Cáritas diocesana foi construída a ponte sobre o rio Mkulumpita que facilitou imenso a entrada na Missão. Apesar de tudo isto ainda continuou alguma dificuldade a nível da vida de oração comum e da programação pastoral, assunto referido pelo Conselheiro Geral.

Entretanto, as actividades pastorais abrangendo uma vasta área territorial envolviam um bom número de catecúmenos, sendo os cristãos uma minoria que não devia passar de uns dois mil. Nesta Missão de Inhazónia, um dos maiores problemas era a variedade das línguas na área da missão, pois existiam quatro línguas principais e não havia nada escrito a nível de catequese e liturgia. Além disso uma grande parte da população era analfabeta o que dificultava ainda mais a formação dos lideres e animadores cristãos.

Nesta altura os confrades espiritanos continuaram empenhados activamente na visita e dinamização das pequenas comunidades cristãs existentes e na evangelização dos catecúmenos. Algumas destas comunidades distavam a duzentos quilómetros do centro paroquial de Inhazónia o que tornava as viagens muito desgastantes. Para minimizar esta situação a Diocese preparava um novo grupo de missionários, os Padres Mexicanos de Guadalupe, que deveriam ocupar a parte norte da área de Inhazónia (Guru e Tambara) o que iria aliviar um pouco o enorme trabalho dos Espiritanos devido à grande extensão da Missão. Do mesmo modo o Bispo contactou com as Irmãs do Sagrado Coração de Maria para passar a residir na Paróquia de Inhazónia-sede.

É ainda de referir que nesta altura começaram a surgir algumas dificuldades de relação da comunidade espiritana com o Bispo diocesano. Ele mesmo tinha sido pároco em Inhazónia e tinha a sua rede de contactos que em muitos casos apenas criava mais instabilidade e obstáculos ao bom entendimento entre as partes. É também neste ambiente que se ouve a infeliz expressão do bispo: «eu não quero os missionários estrangeiros, mas quero o dinheiro deles». Um pensamento deste género revela também o tipo de pessoa e as suas intenções. Mas a missão evangelizadora está bem enraizada e o Espírito Santo protagonista da missão não se deixa vencer pelos homens.

PRECE: Hoje, Senhor, rezamos pelas comunidades que cada Domingo fazem a sua Celebração da Palavra por não haver sacerdote para presidir à Missa. Fortalece e anima cada irmão e irmã nesta caminhada de fé cristã.  

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...