23 de abril de 2021

20. Amar de verdade

- Netia/2002

«Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes». (Mt 25,40)



Ontem como hoje a missão exige um olhar atento aos mais pequenos e frágeis da sociedade. Num contexto de pobreza isto torna-se geral e fica difícil distinguir quem é o mais necessitado, pois qualquer coisa que aparece como uma ajuda tem de ser distribuída por todos porque todos estão carenciados. Mesmo assim, é sempre necessário atender aos mais pobres dos pobres.

Em 2002 a Missão de Netia foi ganhando forma no trabalho de cada dia. Por um lado estavam os casos de polícia que era preciso atender, como aconteceu com o celebrante da capela de Npitokweni em que foi violentamente agredido acusado de feitiçaria. Um caso que chegou até às autoridades distritais de Monapo onde o Juiz condenou os réus a seis meses de prisão ou ao pagamento de 911 mil meticais por cada réu, o que era bastante dinheiro atendendo à realidade precária do povo. Outros roubos no quintal dos padres não faltaram acontecer como foi o caso no dia 11 de Abril quando roubaram os cabritos da comunidade.

Mas o que predominou neste ano 2002 foram as situações de pessoas doentes que era preciso levar ao hospital distrital de Monapo. Isto deveu-se ao facto de haver um enfermeiro na equipa missionária que trabalhava no Centro de Saúde e dava consultas livres nas comunidades onde entrava juntamente com os padres para as celebrações. Um trabalho feito pelo voluntário Christophe da DCC (França) com apoio da APARF (Portugal) que muito beneficiou as comunidades cristãs e a população em geral.

A nível pastoral os encontros e formações dos ministérios preencheram muito tempo da vida dos confrades, quer a nível da paróquia, quer a nível da Diocese. Reuniões do Conselho Económico, do Conselho Presbiteral, do Secretariado de Pastoral, das comissões a Juventude, da Justiça e Paz, da Catequese e novos catecismos… Também é de registar a participação no Curso Bíblico orientado pelo especialista brasileiro Carlos Mesters.

Além disso intensificaram-se as celebrações nas comunidades visto ser uma maneira muito concreta de estar com as pessoas e perceber a sua real situação. Mas eram muitas vezes feitas em grandes dificuldades por caminhos impróprios que obrigava a chegar a altas horas da noite como ficou referido no diário de 30 de Março de 2002: «por volta da uma hora da manhã chegamos a casa, mas com grandes dificuldades devido ao mau estado da estrada».

Para compensar todo o desgaste do trabalho missionário não faltaram alguns passeios realizados e os hospedes que visitavam, o que permitia descontrair um pouco. Igualmente os tempos de retiro no Mosteiro em Nampula eram outros momentos oportunos para o recobrar das forças físicas e espirituais. Mesmo assim não faltaram inúmeras malárias para travar toda vontade de um exercício pastoral evangelizador, com especial incidência no final de Maio do ano 2002.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar por todos os doentes das nossas comunidades cristãs, especialmente aqueles que sofrem sem ter ninguém que os ajude e proteja. Faz de nós missionários sensíveis à dor sofrida dos irmãos doentes.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...