23 de abril de 2021

19. Tudo para edificar

 – Grupo/2001

«Quando vos reunis, e cada um de vós tem um hino a cantar, um ensinamento a proferir, ou uma revelação, ou um discurso em línguas, ou uma interpretação, que tudo se faça de modo a edificar». (1Cor 14,26)



Os encontros e visitas formais e oficiais ao Grupo de Moçambique têm uma finalidade de edificar e fortalecer o projecto missionário assumido em 1996. Com toda a abertura de espírito e dando a palavra a cada um, torna-se possível construir uma nova identidade animada pelo Espirito de Deus para o serviço comprometido dos irmãos.

Assim, nos dias 16 a 25 de Abril de 2001 o novo Conselheiro Geral, P. Jerónimo Cahinga, em substituição do P. Mbilingi que tinha sido nomeado Bispo Coadjutor do Lwena (Angola), visitou o Grupo de Moçambique. Uma visita «muito positiva e satisfatória» com um acolhimento «extraordinário», assim ficou expresso no relatório apresentado. Durante esta visita aconteceu o VI Encontro do Grupo em Netia (24 de Abril) que contou apenas com a presença dos confrades de Netia excepto o P. Alberto que estava em Angola a tratar da saúde (febre tifoide), o P. John Kingston e o Conselheiro Geral, P. Jerónimo Cahinga. Os dois confrades de Inhazónia (Anthony e Lawrence) não vieram por falta de espaço em Netia, pois a casa já estava cheia com os dois estagiários, um diácono diocesano e um jovem voluntário francês.

Um sentimento comum fazia perceber que a presença espiritana em Moçambique ia-se enraizando cada vez mais, e o Conselheiro fez notar que havia «uma grande disposição dos confrades em prosseguir com a missão a que foram chamados e exercer numa vida comunitária alegre, sã e empenhada». O tema da vida comunitária e da actividade apostólica preencheu todo o tempo da visita.

Novamente o assunto da terceira comunidade espiritana ocupou um tempo bastante razoável deste VI Encontro, concluindo por unanimidade que o melhor seria situá-la na cidade de Maputo. Também se falou sobre a real possibilidade de num espaço de três anos deixar a paróquia de Netia e entregar ao clero diocesano, construindo uma nova residência na área de Itoculo.

Falou-se ainda do coordenador do Grupo, uma vez que o P. John Kingston completou um ano ad experimentum. Igualmente os superiores e ecónomos das comunidades deveriam ter uma nomeação oficial de acordo com a Regra de Vida Espiritana, bem como escolher e nomear um ecónomo do Grupo após uma consulta de todos os membros. Assuntos falados entre todos os confrades do Grupo e que o Superior Geral e o seu Conselho convidou a proceder dessa maneira por corresponder à prática organizativa da Congregação. Desta maneira o Grupo começa a ganhar mais normalidade, entrando dentro do esquema de funcionamento geral da Congregação.

PRECE: Hoje, Senhor, queremos rezar para que nunca nos falte a capacidade de olhar a nossa vida e o trabalho missionário desde uma perspectiva positiva e optimista. Sabemos que muitas vezes a tentação é bem contrária, mas com a força do teu Espírito poderemos vencer esta inclinação natural para trazer mais animação e alegria a todos os irmãos a nossa lado.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...